A importância das campanhas de lançamento para o artista independente, entrevista com VERSA, MC e produtora cultural. 

Por, Bruna Helena

Não basta uma boa batida e uma ótima construção de letra, depois do processo de criação, da gravação do clipe ou da produção da arte, encontramos o desafio da campanha de lançamento, uma parte importante do lançamento de qualquer artista, independente do ritmo escolhido. 

A campanha de lançamento é o que norteia o processo de inserção de uma nova música no cenário, é através dela que se define o público-alvo, a linguagem a ser usada, os comos e porquês que envolvem uma canção e sua expansão no mundo. Nessa hora fica impossível de fugir do marketing e suas veias, pois é através dele que se forma uma boa campanha de lançamento. 

Depois de definir a data do seu lançamento, começa o processo de montar a campanha, é necessário encontrar as histórias por trás da sua música, preparar o material de lançamento, definir seus contatos de mídias e/ou influenciadores importantes para seu público-alvo, sintonizar suas redes e seguidores com o novo projeto, e começar a contar sua história. 

Convidei pra essa matéria a VERSA, que é MC, compositora, arte educadora, produtora cultural, estrategista musical e mestre na arte do freestyle. Ex-integrante dos coletivos Trama Feminina e Dissemina Produções, começou a rimar na consagrada Batalha das Minas, nas ruas de Florianópolis. Suas letras retratam seu cotidiano e suas vivências, demonstrando toda a força e perspicácia necessária para sobreviver como mulher artista na sociedade. Com seu trabalho já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras, participando de grandes eventos como o Festival de Música de Itajaí, a Trends Brasil Conference, FIMSul, a Bienal de Cultura da UNE, a Semana do Rock Catarinense, Maratona Cultural, Sonoras, TUM Sound Festival, Sofar Sounds, Festival Revirada, Bradamundo e o Duelo de MC’s, se destacando como uma das artistas catarinenses que despontam na cena nacional segundo o portal NDMais, sendo a primeira artista de hip hop a estampar a capa do Diário Catarinense.

Pedi para que nossa convidada respondessem algumas perguntas sobre o tema da matéria e aqui está o resultado:

Cite uma coisa que todos deveriam saber sobre campanhas de lançamento:

‘’Planejamento é FUNDAMENTAL. Lançar uma música sem fazer um planejamento prévio, sem aquecer a sua audiência e pensar em ações e conteúdos para que ela se conecte com você é queimar material. A forma como as pessoas consomem música vive mudando e faz muito tempo que só fazer música boa não basta pra ser ouvido, as pessoas querem coisas que elas realmente se conectem e você gera essa conexão através de conteúdo.’’

Na sua opinião, qual o maior erro cometido pelos artistas quando se trata de campanha de lançamento?

‘’Não ter um planejamento, querer soltar os trabalhos de “surpresa” ou de qualquer jeito sem ter no mínimo 15 dias para aquecer a audiência. Não alinhar com a distribuidora o seu calendário de lançamento, enviar a música muito em cima para as plataformas e não fazer o pitch. Não entender a importância de fazer conteúdo, principalmente se você não tem orçamento, e colocar a culpa de tudo nos algoritmos em vez de fazer uma auto avaliação e entender onde estão os pontos a serem melhorados.’’

Nos conte um pouco sobre o que te norteia quando vai montar uma campanha de lançamento pra você mesma e para outros artistas:

‘’Eu trabalho em uma agência especializada em lançamentos musicais, aqui nós trabalhamos com 30 dias de antecedência para enviar o single/EP/álbum para a distribuidora e começar o lançamento. Eu gosto de começar pensando no assunto do trabalho e como eu posso trazer ele para os ouvintes de forma que gere alguma conexão, identificação, que eles possam compartilhar as experiências deles também e foco em produzir conteúdos que gerem interação. Utilizar hashtags, chamadas para ação e sempre pensar que quando você pede algo pra sua audiência você precisa na mesma medida estar entregando algo, pois um artista que só pede não é ouvido. É importante pensar ações específicas para potencializar o pré save e ações para o dia do lançamento, pois quando a música sai é o momento mais importante para ela ter plays.’’

Como você decidiu trabalhar com assessoria e marketing e o que mudou na sua carreira desde que decidiu estudar e trabalhar com isso?

‘’Minha “chave” virou quando eu ganhei uma bolsa para um curso de direitos autorais do Guilherme Coutinho da Phonolite. Ali abriu minha cabeça e eu entendi que faltava muita coisa pra ser uma profissional da música, que a gente ainda estava muito atrás por falta de acesso às informações. Comecei a estudar por conta própria até conseguir contratar uma profissional pra me ajudar em uma campanha de lançamento do meu single “Outro Estágio”, essa profissional é a Patrícia Vaz, ela gostou de como eu trabalhava e me chamou pra trabalhar com ela e hoje temos um selo juntas. Eu sempre gostei de compartilhar informação e tudo que eu sei aprendi fazendo e com outras pessoas me ensinando, então pra mim é muito natural querer passar esse conhecimento adiante. Não vou mentir falando que é mil maravilhas pois trabalhar com mercado musical diariamente pode ser muito frustrante às vezes, pois as condições são muito desiguais para alguns artistas e para outros, mas seguimos tentando reverter essa lógica. Poder entender todas as etapas me ajuda muito a lidar com a minha ansiedade e entender que toda a carreira é uma construção de longo prazo, que as coisas não acontecem do dia pra noite mas que quem trabalha tem resultado, às vezes eles não são na dimensão que a gente imagina mas todas as etapas são muito importantes.’’

Na sua última campanha de lançamento, da música “Correndo”, a artista mostra como trabalha bem na questão de estruturação de um lançamento e seus resultados mostram a real importância desse corre, principalmente quando se trata de ser um artista independente. 

Nós da Straditerra também pensamos muito nas campanhas de lançamento, e prezamos para que cada vez mais artistas independentes entendam essa importância e se dediquem a esse processo, a ideia dessa matéria é falar abertamente sobre o assunto e tirar possíveis dúvidas possam surgir quando se trata desse assunto que como a própria VERSA comentou ainda é ignorado por muitos por falta de conhecimento. 

Confira mais sobre campanha de lançamento nas redes e no site da Straditerra e conheça o trabalho da nossa convidada VERSA, @salveversa no instagram.

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