por Gustavo Silva
No dia 03 de dezembro, o grupo varginhense Mente Alerta, formado pelos MCs Montijo e Knor, lançou a faixa “Por Amor”, com produção total feita pelo Estúdio DiResponsa, de São Paulo. Montijo conversou um pouco com a Straditerra sobre o mais recente lançamento do grupo, e a importância que este trabalho tem para o futuro do Mente Alerta.
Formado em meados de 2016 na cidade mineira de Varginha, o grupo Mente Alerta procura se movimentar e buscar vínculos além do próprio local de origem conseguindo atingir o público sul mineiro. Além das produções lançadas pelo próprio canal os integrantes carregam em seu currículos produções com a produtora Straditerra, Alcateia Mob e Rapflix. Já dividiram lines de eventos com artistas como Djonga, Sandrão RZO, Sant e Clara Lima. Ao lado de outros parceiros de rap de Varginha, também são responsáveis pela conceituada festa Sul de Minas tem Rap.
No início de 2020 o grupo deu mais um importante passo na carreira e atingiu a capital paulista através da vitória em um sorteio do Estúdio DiResponsa.
“No começo do ano rolou um sorteio no Instagram do DiResponsa onde o vencedor ganhava uma produção completa. Muita gente participou, inclusive a gente com nossas contas pessoais e com uma conta do Mente Alerta, por coincidência da vida a gente foi sorteado com a conta do Mente Alerta. Na real um cara ganhou antes, mas não tinha seguido os protocolos do sorteio, aí na segunda chance o sorteio destinou que o Mente Alerta tinha que colar no estúdio”, explicou Montijo.
No mês de outubro os MCs foram até São Paulo e colocaram em prática a premiação, gravando a faixa Por Amor.
“Como o sorteio foi no começo do ano, e a gente colou pra SP só em outubro, passamos o ano se planejando, juntando uma grana, o Knor vendeu até o celular dele, e eu juntei uma grana mensal do trampo, pra gente não chegar lá e passar perrengue. E foi isso, colamo, correria de milhão, saí do trampo na sexta às 18h, era meia noite pegamos o busão, chegamos de manhã, fomos pra casa do meu padrinho lá em Sampa, em Pirituba, piamo pra Tremembé, ficamos a tarde inteira no estúdio fazendo a sessão, de noite voltamos pra Pirituba, no outro dia fomos lá na Sé e gravamos o clipe”, comentou Montijo.
A faixa fala bastante sobre as vivências sul mineiras e referências de artistas e sons da região, e passa também a identidade do grupo, destacando frases fortes e experiências vividas, reflexões e pensamentos dos dois integrantes. Na faixa, Montijo convida quem tá ouvindo a sair da bolha.
“‘Saia dessa bolha’ é uma frase que se enquadra no contexto geral. Nós que tá no cotidiano, na correria, vê muita gente com a mente fechada, que não sai da caixinha, não sai da bolha. Então eu faço esse convite pra galera sair da bolha, abrir a mente, escutar o Rap, parar de questionar o Rap, pré-julgar como som de marginal, som de bandido, porque o Rap salva vidas, tá aí pra salvar a vida da rapaziada. Muita gente largou o crime, a vida errada por causa do Rap, saiu da depressão por causa do Rap. Então o pessoal tem que sair da bolha, sair dessa vitrine de televisão do que eles dizem sobre nós, o convite é esse”.
Além de mandarem um salve para vários nomes da cena local, os MCs trazem na faixa a vivência sul mineira como o futuro da vitrine.
“Eu acredito muito no potencial aqui do Sul de Minas, todos os estados têm muita gente talentosa, mas se a gente tiver uma base forte aqui, a gente consegue colocar o Sul de Minas em alto patamar no Rap nacional, tenho certeza disso, pela qualidade dos MCs daqui. Eu sempre falo com o Knor, a gente não pode esquecer de onde a gente veio, temos que nos tornar referência aqui pra rapaziada do Sul de Minas, fortalecer a base e ser uma referência no Rap nacional. Então a gente vai sempre levar junto a voz do interior, eu acredito que o futuro tá aqui, não adianta a gente fazer um nome fora e não ser conceituado na nossa própria região”, afirmou Montijo.
“Se eu for citar uma lista dos talento da minha terra Ia puxar uns 100, é só ligar pro Straditerra”
Entre os vários privilégios de ter uma produção completa feita no Estúdio DiResponsa, os MCs tiveram a oportunidade de trocar experiências e vivências com o monstro da produção TH, além da chance de rimarem nas bases desse grande nome da cena.
“Mano, foi uma experiência muito boa, até melhor do que a gente esperava. O TH desde o começo, desde quando a gente ganhou o sorteio, tratou nós super bem, moleque humilde pra caralho, igual nós mesmo, tá na correria. Quando nós colou lá pra Sampa nós foi super bem recebido, no estúdio também, desde o começo, fizemos uma resenha lá de lei, não teve pressão nenhuma”, contou Montijo.
O MC destacou também que o grupo fechou uma conexão forte com o estúdio, e outros projetos de Mente Alerta e TH já estão sendo conversados.
“Pela resenha, por ser um bagulho natural, por ele ser parecido com a gente, ter gostado da gente, foi um bagulho de fazer um som entre amigos. E ele foi fazendo o beat lá na hora, acrescentando as paradas, papo de tirar o chapéu mesmo, o cara conhece muito, um monstro na produção, foi uma honra. Que seja só começo aí de uma longa parceria”.
Além da vivência no estúdio o grupo também contatou a GiraMundo Filmes para completar a produção musical com um videoclipe, sob direção geral de Jean Furquim.
“Foi tudo bem tranquilo, o Furquim é um cara que já sabe os locais que vai se posicionar, vai te guiando, a gente também já tem uma noção de clipes, vai dando umas ideias do que pode ficar interessante, movimentação, e ele foi passando muita visão pra gente, muita coisa sobre clipe. Do mesmo jeito que o TH passou muita visão sobre produção, sobre algumas paradas que a gente pode acrescentar no som, o Furq passou muita visão sobre clipe, sobre o audiovisual, tratou a gente super bem também, toda a rapaziada da GiraMundo, a esposa dele Tamires Damas, ficou por conta das fotos, muito talentosa, então é outro cara que a gente também pretende fechar outras conexões, porque foi uma experiência muito boa e tranquila”, disse Montijo.
Lançado no canal do Mente Alerta e nas principais plataformas digitais, “Por Amor” é um trabalho que vem como um novo marco para o grupo.
“Conseguimos fazer um trampo de alto nível, corremos atrás de muita parada que já devíamos ter feito há muito tempo, e marca o início de uma nova fase, porque agora a parada vai começar a ficar grande mesmo. A galera pode esperar que as portas vão abrir pra nós e pra quem fecha com nós, pra quem soma com nós”, comentou Montijo.
E o grupo adianta que ainda vêm muitos projetos pela frente, com a intenção de divulgar cada vez mais o Rap sulmineiro.
“A gente tá com um projeto grande de continuar fechando com a rapaziada ali de Sampa, fazer outras conexões, feats, porque isso expande muito a caminhada, e principalmente com o pessoal de outras regiões pra galera começar a ver como é o nosso Rap sulmineiro. Então a rapaziada pode esperar o melhor possível, que a gente vem forte. E a tendência é só crescer, nunca regredir, pensando os próximos lançamentos sempre num processo de evolução”, concluiu Montijo.
Siga Mente Alerta nas redes sociais: @mentealertaoficial Fotografias: Tamires Damas / @tamiresdamas