por Anna Luiza
Com o objetivo de propagar a mensagem do rap e trazer maior visibilidade aos rappers e MCs do sul de Minas Gerais, o Sul de Rimas é inovador e unificador.
Projeto da Straditerra, o portal auxilia com algo muito difícil de ser feito sozinho na era digital: conquistar outros horizontes. A proposta de unir os artistas e ser uma plataforma expositiva é, além de inovadora, de importante papel social.
Tendo o momento atual em mente, o Sul de Rimas é uma ferramenta fundamental para a comunicação entre os MCs de diferentes cidades, viabilidade de projetos individuais, criação de uma rede de apoio, e, também, expor artistas da região a novos públicos.
Sendo para trazer os olhares de outras regiões ao rap sul mineiro ou gerando laços e conexões na própria região, o Sul de Rimas se torna algo único.
Entrevistei Rômulo Spuri, produtor da Straditerra, e que foi quem idealizou o Sul de Rimas.
Quando surgiu a ideia de criar o Sul de Rimas?
Sempre gostei muito de pesquisar música. Quando comecei a ouvir rap fui acessando as produções e me encantando cada vez mais com o estilo. Mas ao mesmo passo que encontrava perolas feitas em vários cantos do mundo sempre quis conhecer e consumir as produzidas nos locais mais próximos, da cidade à região. E desde lá quando eu descubro um rap massa feito nos arredores fazia questão de apresentar para as pessoas.
Com a Straditerra me aprofundei ainda mais nessas pesquisas das produções regionais e encontrando muito conteúdo de primeira, pau a pau e até mais que a dos grandes centros. Acessando tudo isso vi no Sul de Rimas uma espécie de uma “institucionalização” dessas indicações onde podemos (eu e a equipe de curadoria) apresentar, com estratégia e direcionamento, sonzeiras não só para os mais próximos como para todos que o alcance das redes sociais permitirem.
Esse momento foi quando decidi planejar e criar o portal de divulgação. O nome veio do Robinho de Machado-MG, que fez um evento lá com esse nome e achei genial. Pedi pra usar o nome e na hora ele topou, já enxergando a importância do projeto.
Como é feito a seleção dos conteúdos?
Convidei alguns outros entusiastas do rap nacional e do feito aqui na região e formamos essa equipe na Straditerra. Fruto dos estudos pessoais de cada um + indicações que recebemos fazemos uma listagem e periodicamente analisamos e inserimos em uma grande de divulgação. Essa equipe faz a curadoria que vai para os vídeos maiores, do feed. O stories já conseguimos divulgar um volume maior e portanto os que chegam ali na DM já damos uma força por lá.
Como você vê os resultados desde que criou o projeto?
Embora nossa análise não consiga mensurar todo impacto de contato tanto público x artista como pra artista x artista, por meio das estatísticas que as próprias redes sociais fornecem e pelos feedbacks individuais que recebemos, já expandimos e ligamos uma rede bem massa.
Existe outros meios desses materiais chegarem, não é só o Sul de Rimas o responsável por tais laços, mas vejo que o projeto já vem cumprindo dahora o papel que planejei quando tive a ideia.
De uma forma geral, os artistas da região se juntam como deveria para produzir juntos?
Vejo as cenas nas cidades fortalecendo muito e os resultados vem sendo cada vez melhores. Mas também vejo que muitos artistas ainda estão presos na própria cidade e quando coloca a cabeça pra fora da janela pra ver outros lugares vê São Paulo e Rio de Janeiro. A conexão vem acontecendo, mas se os artistas mudassem um pouco a regulagem da luneta creio que seria muito mais produtivo.
Sempre uso a comparação de que por espaço de território que tem uma grande capital e cidades anexas e a a região do sul de Minas poderiamos fortalecer melhor as conexões. A capital tem um volume grande de produção e collabs, e se um mc não identifica com o estilo de um outro da sua quebrada, ele tem uma extensão gigantesca pra explorar e encontrar um na sua linguagem. E também se identifica com aquele mais próximo, mas quer fazer com outros também, naquela grande população ali, muitas pessoas boas vão se encontrar.
Se a galera daqui olhasse com mais atenção nisso poderia refletir, em tipo, ao invés de um artista saindo da Zona Sul de SP pra produzir com o da Zona Leste, um de Lavras sai lá pra produzir com um de Poços. E falando de momento atual e tecnologias, as vezes eles nem precisam sair das suas cidades e conseguem produzirem juntos.
Então eu vejo sim umas conexões muito boas acontecendo, mas pode acontecer muito mais. Mas ta no caminho certo.
PLAYLIST SUL DE RIMAS
A Identidade Visual do Sul de Rimas foi desenvolvida pela Victoria Bastos.