Combinando levadas características do Reggae com a sua própria identidade sonora, Altivo Felipe traz originalidade para o gênero com o seu novo EP.
Altivo Felipe é o nome do compositor, arranjador, produtor e guitarrista nascido no Rio de Janeiro e criado no interior de São Paulo que já conta com uma trajetória de anos no meio musical, com participações em bandas diversas e responsável pelo desenvolvimento de muitos trabalhos com parceiros que o artista fez ao longo da sua caminhada.
Agora, em 2024, Altivo Felipe chega com o lançamento do seu novo EP “Tempestade”. Mas antes de falar deste trabalho especificamente, vamos nos aprofundar um pouco na trajetória do artista, para aqueles que ainda não conhecem a caminhada de Altivo Felipe, nas palavras do próprio artista.
“Nasci no Rio de Janeiro e, desde cedo, já ficava fascinado com as rodas de samba de lá. Mas não era só samba, me encantava pela diversidade sonora. Me mudei, fui criado no interior de São Paulo, mas a música nunca deixou de ser parte da minha vida. Comecei a aprender violão autodidaticamente aos 16 anos e depois disso nunca mais parei com a música. Logo que comecei a tocar, comecei a compor. Foi um caminho sem volta.
Tive algumas bandas, tocando sons cover, a mais longeva foi uma banda chamada SEO CHICO, que comecei quando ainda estava na faculdade, em Botucatu, durou 13 anos. Fiz muitos parceiros musicais em Botucatu, incluindo Peter Moreira e Fernanda Ribeiro, que foram essenciais para o estabelecimento desse processo. Também toquei na banda Risoflora em Sorocaba, em 2012. Depois disso, a vontade de mostrar os sons que eu compunha foi crescendo. Participei de alguns festivais como compositor e músico.
Durante a pandemia, a vontade de compor e produzir aumentou, como escape para aquele momento difícil. Através da reunião entre amigos, o universo me proporcionou fazer parte da banda Macumba Groove, que lançou os sons “Rebeldia e Amor” e “Guerreiro”. Participei também como compositor, arranjador, produtor e guitarrista no trabalho “Espero Que Você” da cantora Nath Dias e “Leão de Judá”, do Dodöman. E em 2022, lancei o EP “Fé, Sangue e Luta”, totalmente feito em casa, com a participação dos parceiros Dabliueme, Daniel Akata e Dodöman” – Altivo Felipe
Após essa longa trajetória, Altivo Felipe lança agora o EP “Tempestade”, que mais do que um lançamento musical, é um trabalho que mostra bastante do conhecimento pessoal e artístico de Altivo Felipe sobre a música Reggae, demonstrando ao longo das quatro faixas um pouco sobre a sua relação íntima com o gênero musical e as suas referências dentro da sonoridade do Reggae.
“O Reggae foi o caminho para passar a mensagem. Sempre gostei de muitas vertentes diferentes, mas nesse trabalho estava muito influenciado pelos mestres, Bob Marley, Barrinton Leavy, Burning Spears, Sister Nancy, Hugh Mundell, Groundation, Steel Pulse, Protoge, Damian Marley, Natiruts e Cidade Negra” – Altivo Felipe
Em “Tempestade”, a composição lírica de Altivo Felipe chama muito a atenção ao longo das 4 faixas, que apresentam muito bem o seu belo trabalho de escrita, combinando letras combativas, com importantes mensagens e versos cheios de sentimento que destacam a identidade da sua escrita.
“Gosto muito de ler, e também observo muito o ambiente ao meu redor. Comecei a compor muito cedo, logo que comecei a tocar. Sinto que essas músicas vieram como resposta ao que vivi e senti morando em São Paulo. São Paulo é selva, mas é som também. Minha saudade do mato, minha vontade de ser melhor. Fala muito também sobre um processo interno de transformação, de superação e reconhecimento de onde estou situado fisicamente, espiritualmente e musicalmente” – Altivo Felipe
“Me levanto e sigo avesso
Enfrentar a tirania não tem preço
Convoco a força de lampião
Que os olhos da inveja nunca me deixem no chão
Convoco a força do Rei Zumbi
Luto contra a opressão”
Felipe Altivo – Zumbi Rei
Outro ponto que chama muita atenção no lançamento é a entrega vocal e interpretação diversificada de Altivo Felipe, que é uma característica forte da música Reggae, marcada mundialmente por vocais únicos e que o artista soube desenvolver muito bem aqui, criando uma sonoridade bem própria e marcante para o seu EP.
“Nunca quis ser cantor, sempre fui guitarrista, mas sempre compus também. Com o tempo fui sentindo a necessidade de cantar minhas próprias composições, para expressar o que estava sentindo. Continuo aprendendo onde melhor encaixar minha voz e o melhor jeito de passar a mensagem. Realmente busco a autenticidade” – Altivo Felipe
Talvez o ponto que mais me chamou a atenção no EP “Tempestade” foi a excelente produção das faixas, que combinam uma diversidade de instrumentos, muito bem trabalhados, destacando a ótima presença das guitarras que resultam em uma produção musical que cria camadas sonoras complexas aprofundando o ouvinte no potencial musical existente na música Reggae.
“As composições vieram primeiro. Fui compondo e aprendendo a gravar as guias. Passei um tempo testando timbres e formatos. As ideias foram amadurecendo, sempre com o intuito de atingir os corações que vibram na mesma sintonia. Gravei as ideias aqui em casa mesmo, mas depois contei com a ajuda de grandes parceiros, que botaram fé no meu trabalho” – Altivo Felipe
Um grande trabalho como esse EP contou com o envolvimento de outros nomes e grandes artistas, como podemos perceber nos vocais e nos instrumentos apresentados nas faixas. Para tornar possível esse belo desenvolvimento de “Tempestade”, Felipe contou com a parceria de nomes como Jennifer Sousa (Backing vocal e arranjos vocais), Vinicius Sampaio (Guitarras, baixo, teclados, arranjos e produção) e Leandro Lopes da Silva (Baterias, produção, Mixagem e Masterização).
O EP “Tempestade” já está disponível nas principais plataformas digitais.