Entregando toda sua força e qualidade em um Boombap clássico, o grupo se apresenta com uma nova formação e dá um importante passo pela continuidade do seu trabalho e evolução do Rap sulmineiro.
por Gustavo Silva
No ano de 2016, foi formado em Varginha o grupo Mente Alerta, composto inicialmente pelos MCs Montijo e Knor, que agregaram também o produtor/DJ BarraBeats, de Três Pontas, na formação oficial do grupo. Desde o início da sua trajetória, o Mente Alerta carrega uma identidade voltada a destacar a essência da cultura Hip-Hop e do Rap em sua caminhada artística, o que levou o grupo a conquistar um grande reconhecimento pelos artistas e o público do Sul de Minas.
A constância e evolução do grupo apresentada ano após ano em um trabalho cuidadoso com o desenvolvimento da sua arte, fez o Mente Alerta romper fronteiras e atingir novos patamares, lançando produções com artistas de outros estados e de grande renome na cena nacional, expandindo o seu reconhecimento, furando a bolha da sua região e apontando para um claro caminho de evolução técnica do grupo.
Novos rumos
Em meio a tantos marcos positivos que fazem parte da história de crescimento do Mente Alerta, infelizmente um marco trágico determinou novos rumos para o grupo em 2022, após o falecimento do MC Ygor Knor, que enfrentava há anos um diagnóstico de leucemia. Sendo uma referência para artistas, amigos, comunidade e o público do Mente Alerta, Knor deixou um legado de muita superação e inspiração para todos a sua volta, e a partida precoce deste grande MC deixou uma marca irreparável e inesquecível na história do Rap varginhense e do próprio grupo Mente Alerta.
Após esse doloroso acontecimento, o grupo Mente Alerta, agora representado por Montijo e BarraBeats, passou a carregar a memória de Knor viva em todas as suas apresentações, para que o legado desse querido amigo nunca seja esquecido, e que seu importante papel no Rap sulmineiro seja reconhecido por todos que acompanham o grupo.
O último lançamento do Mente Alerta com as vozes do Knor foi o single “70×7”, lançado em junho de 2022, contando com um time de peso. Além dos MCs do Mente Alerta, o som trouxe as vozes de Nego Jam e do lendário Sandrão RZO, com beat, mix e master de TH e scratches do DJ Fire, em uma gravação do Estúdio Di Responsa.
Agora, em janeiro de 2023, o Mente Alerta conduz mais uma grande homenagem a Knor, com o lançamento do primeiro som do grupo em uma nova formação, enaltecendo a cidade que criou o grupo e a cena regional da qual é referência, carregando o lema KNOR VIVE com a música “RECEBA”!
RECEBA!
“Cantando minha vida desabafo na caneta
Quero ser exemplo pra família com a minha letra
Boombap na raíz e muito Rap na cabeça”
Mente Alerta – RECEBA
“Pra mim essa música é muito importante por ser o primeiro lançamento após o falecimento do Knor. É um recomeço pro grupo. A gente tem que se reinventar depois do que aconteceu e sair esse lançamento é muito importante pra continuidade do grupo.” – Montijo
Em mais um trabalho que enaltece a força do Boombap, “RECEBA” traz mensagens líricas, musicais e estéticas muito importantes sobre a essência da cultura Hip-Hop e da música Rap, reforçando o compromisso do grupo Mente Alerta com as bases deste movimento do qual fazem parte com muito respeito.
O som trabalha muito bem com importantes pilares do Rap, desde os samples de Sabotage em “Rap é Compromisso” e “Canão foi tão bom”, à batida Boombap do produtor MaZéli, vertente que sempre fez parte da identidade do grupo, até a utilização dos scratches do DJ Fire, a música dialoga com a sonoridade do Rap clássico e atualiza essa relação com o Boombap para as novas gerações, que devem, acima de tudo, muito respeito por essa escola que levou o Rap nacional ao cenário que se encontra hoje. Assim, o Mente Alerta se destaca com sua atuação por manter as bases do Rap reconhecidas, respeitadas, vivas e atualizadas.
Sou de Varginha, meu fi
Além de valorizar a essência da cultura, “RECEBA” traz na letra uma identidade de Montijo marcada pela forte valorização às suas raízes e trajetória. Desde homenagens à sua falecida avó, até um refrão marcante enaltecendo o seu bairro, a sua cidade e aqueles que fazem parte dessa sua caminhada, o MC apresenta versos que contam um pouco da própria essência do grupo Mente Alerta, que em sua evolução desenvolveu um processo real de integração com a comunidade e o Rap sulmineiro.
“É uma música onde eu busco falar sobre coisas que eu não concordo, sobre algumas paradas da minha vida, sobre superação, sobre o meu bairro, sobre a minha cidade, porque eu acho que o mais importante além da fama, do sucesso, é conseguir ter o respeito também da sua área, da sua cidade, isso vale mais que grana, mais que fama, então eu busco sempre puxar a representatividade pro nosso estado.” – Montijo
Do Catanduvas, meu fi
Este movimento está presente inclusive no trabalho audiovisual realizado para o clipe da música. Com produção da Pedrada Films, o clipe foi gravado em dois dias, passando por três diferentes locações em Varginha, uma delas sendo o bairro Catanduvas, do qual o MC Montijo é cria, rimando o novo lançamento do grupo ao lado de diversos parceiros e artistas da área e da cidade.
Com gravação, direção e edição de Pedro Franco, o clipe explorou de formas diversas a estética urbana e underground que conversa muito bem com a atmosfera “Boombap sujo” da música, em um trabalho que combinou muita movimentação de câmera e variação de ângulos, a uma edição dinâmica, explorando bem as diferentes locações e ambientes do clipe, sem perder a linha visual e narrativa proposta por Montijo. Ainda no visual, “RECEBA” contou com fotografias de Gustavo Silva, imagens de drone feitas por Peter Drone e a arte da capa também ficou nas mãos da Pedrada Films.
KNOR VIVE
Com “RECEBA”, o Mente Alerta se coloca para o público com um novo e importante trabalho após uma forçada mudança de trajetória, e mostra para o grupo o valor da continuidade e evolução deste grande trabalho que eles vêm realizando há 7 anos, inclusive para manter viva a memória eterna do nosso querido Knor.
“E a importância desse som é isso: é significar que eu sempre vou tentar trazer o meu Rap, o nosso Rap do Mente Alerta, pro lado de Minas Gerais, puxar a estética do nosso estado, da nossa cultura. Então a importância desse lançamento é a significância que ele tem, por tudo que aconteceu e por tudo que ele representa, em todos os aspectos. Esse som além de ser uma superação é a continuação de um legado, de uma história.” – Montijo
A música “RECEBA” já está disponível nas principais plataformas de streaming e o clipe está disponível no canal do YouTube do Mente Alerta. Não deixe de conferir!