Redação por Bruna Helena, Edição por Gustavo Silva
Reunindo mais de 30 artistas e profissionais, a primeira mixtape da Strads une diferentes regiões e estilos em um grande projeto pela arte independente
No mês de junho de 2019 teve início o lançamento do projeto “Mixtrada”, a primeira mixtape da produtora Strads (na época ainda Straditerra), que nasceu com a proposta de promover o intercâmbio cultural e musical entre artistas de diversos lugares e estilos diferentes, fortalecendo a interação e troca cultural entre eles.
Idealizada pelo produtor executivo da Strads, Rômulo Spuri, o primeiro volume da “Mixtrada” já contava com 8 sons lançados entre 2019 e 2021, exclusivamente no YouTube da Strads. Agora, a mixtape chega nas plataformas de streaming com mais duas faixas exclusivas, fechando definitivamente o volume I desta mixtape.
Já imaginou viajar por grande parte do país sem sair do lugar? É o que a Strads propõe com os caminhos trilhados pelo ouvido através das curvas da “Mixtrada”, um projeto que reúne mais de 30 artistas e profissionais independentes, de 19 cidades de 4 estados diferentes, incluindo até um intercâmbio internacional.
O apoio a artistas independentes é um ideal que a Strads já carrega há muito tempo, sendo assim, nos primeiro volume da “Mixtrada”, o projeto reúne 20 MCs, 16 videomakers, 7 beatmakers, 6 produtores musicais, 3 designers, 3 redatores e um produtor executivo, que juntos promovem um intercâmbio de ideias distintas e também apresentam novidades ao público que acompanha o frutífero universo underground.
Em seu primeiro volume, a “Mixtrada” traz 10 faixas, sendo duas inéditas: “Flow Toyotomi Hideyoshi” (com Mineiro Treze e Humbeatz no beat do João Ninguém) e “Embate do Desgaste” (com 1cort3, Saul OE e Merídia no beat do Barbo). As outras oito faixas que já haviam sido lançadas no YouTube, chegam agora a todas as plataformas de streaming, apresentando nomes de peso como D’Régiz, Mano James, Herick OLX, DK, Olirum, Dafny, Deo, P.MC, Baron de la Calle, Inutensilio, Alienígena Silencioso, Rato, Johny Martinez, Gabrielle Lopes, Daniel Chimp, QuantumXXIII, Oráculo MC, e muitas outras mãos que trabalharam nas artes visuais, mixagem e masterização, para colocar em prática esse sonho enorme.
Desde a calmaria da track “Passageiros do Tempo”, que traz tranquilidade e a ideia de descanso e contemplação, passando pela revolta presente em “Isso aqui é o Inferno”, chegando até o Boombap pesadíssimo de “Volte Sempre”, a mixtape promove um intercâmbio entre microuniversos de estilos diferentes entre faixas extremamente cabulosas, cheias de ideias redondas, que te levam em uma viagem pelas vivências de cada artista, através da letra, das batidas e dos belos trabalhos visuais.
A seleção e a junção dos artistas em cada track é muito bem pensada, tudo sob a direção cuidadosa e apurada de Spuri, que acredita num projeto coletivo que amplifique os artistas e sua arte e promova essa conexão gigantesca que é a “Mixtrada”.
As 10 faixas que compõem o volume I da mixtape já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, e a expectativa pelo volume II já pode ser criada, pois a sequência da “Mixtrada” já está em desenvolvimento, com mais 10 faixas que serão lançadas em breve para finalizar este grande e importante projeto da Strads.