Por, Gustavo Silva
Em uma faixa que explora o New Roots, Coletivo Reggae fala sobre a mística dos encontros e o êxodo urbano em busca de uma vida mais tranquila
Saio na estrada de terra
Saindo da cidade, fugindo da guerra
Quem criou fronteiras? Quem demarca as terras?
Coletivo Reggae – Estrada de Terra
No dia 19 de agosto, chegou nas plataformas de streaming o primeiro single do Coletivo Reggae STL, “Estrada de Terra”, faixa que chega também acompanhada de um clipe lançado no dia 26 de agosto.
Com Tupac Chamorro no vocal, e os instrumentais de Igor Ruas, Thiago Rebeque, Haphaew Colovatti e Felipe “FatSmile” Brito, a faixa atualiza o Reggae roots com elementos e sonoridades atuais destacando toda a identidade do Coletivo.
“Sobre a produção, a gente tá tentando se basear no New Roots, que é o Reggae Revival. Como aconteceu em muitos gêneros musicais, a galera fala que no Reggae, durante o tempo, rolou uma distorção, uma turma falando muito de amor, falando um monte de groselha num gênero que é de luta. Então a galera tem chamado de New Roots, que é aquela métrica do Reggae com elementos digitais, mais atuais, com uma batida mais pra frente, trazendo mais rima. Então foi bem isso que a gente buscou, esse novo Roots, revivendo o Reggae, mas usando os elementos digitais e toda a tecnologia que vem com a música, pra gente poder desenvolver essa sonoridade.” – Felipe “FatSmile” Brito, produtor executivo do Coletivo.
Na parte audiovisual do lançamento, o clipe chega com gravação de Wesley Alexander e Paul Domingos, que também assinou a edição, além de Wandinha Santos na fotografia, em uma obra que foca em trazer visualmente toda a regionalidade do Coletivo Reggae.
“O clipe traz esse lance do êxodo urbano. Na escola a gente estudou muito o êxodo rural, quando as pessoas saíram do campo e foram para os grandes centros buscando emprego, uma melhora na vida. A gente fez o contrário. A gente fez o êxodo urbano, saímos da cidade pra buscar mais qualidade de vida, uma vida mais tranquila, onde a gente tenha mais tempo.” – Felipe “FatSmile” Brito.
Estrada de encontros
O clipe conta também um pouco da história do Coletivo através da mística dos encontros, ilustrando como os quatro músicos do Coletivo [Igor Ruas, Thiago Rebeque, Haphaew Colovatti e Felipe “FatSmile” Brito] saíram de outras cidades e encontraram o vocalista Tupac [Chamorro] em São Thomé.
“Então, o clipe conta essa história, dos músicos que vieram pelas estradas de terra, carregando toda a bagagem de conhecimento e produção das cidades grandes, encontraram o Tupac e fizeram essa junção, contando um pouco dessa vivência rural que a gente foi atrás.” – Felipe “FatSmile” Brito.
Carregado de simbolismo sobre a estrada de terra, como um caminho de resistência, de libertação, de fuga, mas também de encontro, este novo lançamento do Coletivo vem trazendo todas as referências musicais e visuais dos artistas, além de seus valores e visões compartilhadas nessa estrada junto ao Reggae.
“Somos todos permacultores, buscamos plantar o próprio alimento e acreditamos nesse plantio, nessa vida natural. É isso que todos os músicos do Coletivo vieram buscar. E com essa bagagem das cidades grandes, de ter feito shows e eventos grandes, encontramos em São Thomé um grande artista como o Tupac, e hoje podemos partilhar esses conhecimentos e criar algo totalmente novo para a cidade e a região com o Coletivo Reggae.” – Felipe “FatSmile” Brito.
Ouça “Estrada de Terra” nas principais plataformas de streaming.