Zéditais: Straditerra lança projeto de editais de incentivo à cultura e à produção de arte independente 

Por, Gustavo Silva

Desde a sua formação, a Straditerra se propôs a ser um selo articulador de fomento e integração para a produção de arte independente. Se dispondo a apresentar oportunidades aos artistas de regiões mais remotas, para que esses tenham os mesmos acessos que os das regiões centrais. 

Depois de 6 anos de trabalho e compromisso com o artista independente, a produtora está pronta para lançar os seus primeiros editais de incentivo à cultura e apoio à produção de arte independente. Junto a uma equipe de colaboradores formada por profissionais de várias regiões do país, que atuam em diferentes áreas relacionadas à cultura e à arte, a Straditerra desenvolveu o projeto Zéditais. 

Zéditais

Nomeados como Zéditais, o projeto é um complexo de quatro editais que contará com o mapeamento de artistas no sul de MG; a divulgação e gravação de poesias autorais e interpretação de obras existentes; a produção completa de um MC; e a homenagem a um grande artista póstumo, com premiação em dinheiro para um produtor audiovisual. 

Zé Pelin 

Cada Zédital é focado em um tipo de “zé” diferente. Começando pelo Zé Pelin, um censo desenvolvido pela Straditerra que visa mapear e promover a correspondência entre os artistas residentes ou naturais do sul de Minas Gerais, região berço da Straditerra. 

Entre o dia 24 de abril e 30 de novembro de 2022, um questionário do Google Forms ficará disponível nas redes da Straditerra para que os artistas forneçam informações sobre sua trajetória pessoal, social e profissional. 

O foco do edital é gerar dados demográficos da região, para que possamos reivindicar mais incentivo público e privado para a cultura no sul de Minas, além de promover a correspondência com estes artistas. 

A divulgação da pesquisa elaborada a partir dos dados demográficos gerados neste censo será disponibilizada ao público em dezembro deste ano. A Straditerra se compromete a desenvolver um plano de aplicação prática destes dados dentro da produtora no ano de 2023, utilizando-os para gerar oportunidades e conteúdos de acordo com as necessidades e subjetividades dos sul mineiros. 

Zédital Argila 

O segundo Zédital, chama-se Argila, e consiste na primeira chamada aberta para integração de um artista ao selo da Straditerra. A proposta deste projeto é oferecer a um MC da música Rap, de qualquer região do Brasil e do mundo, um contrato de 6 meses com a produtora, que vai incluir a realização de todos os serviços oferecidos pela Straditerra junto aos trabalhos do artista selecionado, desde direcionamentos e consultorias voltadas à carreira do artista, até o desenvolvimento completo de uma produção fonográfica em todas as suas etapas de produção, execução e divulgação. 

Nesta primeira edição selecionaremos um/uma MC, que se dispuser a nos enviar via Google Forms uma carta de apresentação de 1 lauda e um vídeo de apresentação de 01:30 minutos. Nesse processo a Straditerra quer saber mais acerca do processo criativo da/do MC para além da prática do Rap. Quais são as chaves simbólicas da qual ele/ela se apropria e reconhece como partes desse processo de criação? Quais são suas referências artísticas e de vida? Quais são suas trajetórias e circunstâncias? 

O Zédital Argila fica aberto para inscrições no site da Straditerra de 08 de Maio à 23 de junho. O nome do artista selecionado para aderir o selo será divulgado no dia 6 de julho. 

Zédital Séries 

Argila é seguido de outras chamadas abertas, como para o Zédital da temporada de séries da Straditerra. Este ano nos dedicaremos a aprimorar as séries Pílulaspoken e Lansa sua versão

Na série Pílulaspoken os artistas devem gravar poemas sendo declamados e postar no feed do Instagram, em vídeos de até 01:00 minuto. A postagem deve incluir a marcação do perfil da Straditerra (@straditerra), e a legenda da postagem deve apresentar o poema escrito, com a hashtag #pílulaspoken ao final. 

Serão pré-selecionadas 08 poesias pela equipe da Straditerra. Dos 08 trabalhos pré-selecionados, serão escolhidos 04 através de votação pública no nosso site: straditerra.com.br. Os 04 artistas selecionados por votação pública ganharão uma gravação de alta qualidade da poesia escolhida. A Straditerra irá de encontro aos artistas para viabilizar a gravação, se responsabilizando pela edição do áudio e vídeo e publicação no canal do YouTube. 

Na série Lansa sua versão os artistas deverão gravar versões de obras e composições de outros artistas em vídeo e postar no feed do instagram. A postagem deve incluir a marcação do perfil da Straditerra (@straditerra), e a legenda da postagem deve apresentar a referência original da música escolhida, com a hashtag #lansasuaversão ao final. 

Serão pré-selecionadas 08 versões pela equipe da Straditerra. Dos 04 trabalhos pré-selecionados, serão escolhidos 04 através de votação pública no nosso site: straditerra.com.br. Os 04 artistas selecionados por votação pública ganharão uma gravação de alta qualidade da versão escolhida. A Straditerra irá de encontro aos artistas para viabilizar a gravação, se responsabilizando pela edição do áudio e vídeo e publicação no canal do YouTube. 

Após a postagem das 04 versões produzidas pela Straditerra em nosso canal no YouTube, abriremos uma segunda votação pública, que vai selecionar 1 entre os 04 vencedores, para ganhar uma produção completa de um single da versão apresentada, que será lançado pela Straditerra.

Na temporada de série gostaríamos de receber trabalhos que dialoguem com as artes da palavra e do corpo como forma de critério, ou seja, estamos procurando artistas da cena. 

Zédital Prêmio João Ninguém 

O Prêmio João Ninguém é o último projeto desta temporada de Zéditais. Aqui os concorrentes são artistas audiovisuais, que deverão produzir um vídeo de 02:00 minutos com a trilha sonora contendo uma das batidas do homenageado pelo Prêmio: o beatmaker e MC João Pedro, também conhecido como João Ninguém, infelizmente falecido no ano de 2020. 

Em sua memória, o edital propõe que o vídeo aborde questões como regionalidade, diversidade, espiritualidade e natureza, mostrando sua resistência, em meio ao concreto ou na própria Zona Rural, assuntos muito abordados pelo artista em sua obra. O vídeo deve também trazer referências ao trabalho do artista João Ninguém. 

O Prêmio em dinheiro para o vídeo vencedor tem como objetivo central valorizar a produção de conteúdo independente com base em nossas vivências atuais, sem nos esquecermos de nossa ancestralidade. Para participar, o videomaker enviará sua produção através do Google Forms. 

Resistência e organização 

No Brasil, a produção cultural dificilmente consegue se sustentar por si só e necessita, muitas vezes, do financiamento da iniciativa privada ou da abertura de editais de empresas estatais. 

Neste cenário, a Straditerra reconhece a importância da organização independente, principalmente na cena underground na qual atuamos e resistimos. 

Os Zéditais nascem deste propósito, de seguir dando suporte à continuidade do trabalho de artistas no início de carreira, e de propagar a arte independente por cada vez mais canais e frentes.

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Rádio 777

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

[lbg_audio7_html5 settings_id='6']
[lbg_audio7_html5 settings_id='6']