Groover: a importância de conectar artistas com mídias e gravadoras

Por, Gustavo Silva

É possível dizer que hoje, em 2022, o processo de se produzir uma música e disponibilizá-la online tenha se tornado mais simples e acessível. Nas plataformas de streaming, por exemplo, existe um número aproximado de 40 mil novas músicas adicionadas diariamente. Mas esta realidade tem um outro lado, no qual se torna cada dia mais difícil para um artista ou um trabalho se destacar da multidão.

Para se destacar, os artistas enviam milhares de e-mails para mídias e gravadoras das suas bolhas, que geralmente estão completamente sobrecarregadas com envios, ou que não possuem uma real conexão editorial com os trabalhos recebidos. Assim, artistas veem os seus trabalhos não recebendo uma avaliação, resposta ou feedback honesto quanto aos acertos e possíveis melhorias que elevariam a qualidade do seu trabalho.

Seguindo essa lógica territorial, a conexão entre artistas, curadores, produtores e profissionais da música está quebrada e limitada, impedindo a evolução e o maior alcance de grandes artistas e trabalhos que sequer estão chegando ao público.

Mas se existe a demanda e o interesse por talentos emergentes, como conectar estes artistas com as mídias e profissionais que podem alavancar as suas carreiras? É aí que abrimos passagem para falar sobre uma plataforma revolucionária: a Groover!

Groover

Lançada em outubro de 2018, a Groover conecta artistas emergentes com as melhores mídias, rádios e gravadoras, garantindo que os músicos sejam ouvidos, recebam feedback e obtenham cobertura. A plataforma francesa é voltada a dar suporte a artistas de todos os níveis de experiência, de amadores a profissionais.

Com a missão de capacitar artistas para que suas músicas sejam ouvidas e acelerar suas carreiras, a plataforma promove hoje os trabalhos de mais de 70 mil artistas e profissionais em todo o mundo, contando com mais de 1500 curadores e profissionais da música, sendo destes 240 brasileiros que ouvem atentamente os lançamentos dos artistas, além de trazer um feedback honesto e crítico sobre os pontos fortes das obras e as possíveis melhorias a serem aplicadas em futuros trabalhos, permitindo também que os artistas alcancem um público muito maior e ocupem diferentes espaços sendo adicionados em playlists, se tornando destaques de textos e matérias e muitas outras oportunidades permitidas pela plataforma.

Os artistas podem enviar uma faixa para avaliação e feedback a qualquer momento, seja na data de lançamento, antes ou depois, até demonstrações inacabadas podem ser analisadas pelos curadores.

Este retorno de profissionais e mídias da música nem sempre é garantido apenas com o envio de e-mails e releases para os veículos de comunicação por diversos fatores. Mas na Groover existe a real garantia de que em sete dias os curadores e profissionais escolhidos pelos artistas responderão criticamente sobre o que acharam dos trabalhos recebidos, selecionando as músicas que optam ou não por compartilhar após o feedback.

Atualmente a plataforma já conta com mais de um milhão de feedbacks, mais de 1500 mídias, rádios e rótulos ativos, mais de 350 mil compartilhamentos de músicas em playlists e blogs e mais de 200 assinaturas de artistas com gravadoras.

Straditerra + Groover

Estando lado a lado com o artista independente desde 2016, com mais de 100 produções artísticas desenvolvidas em todo o Brasil, a Straditerra se identifica com o propósito da Groover, em conectar artistas, produtores e público de diferentes territórios em prol da arte.

Sendo assim, a Straditerra se tornou uma parceira da Groover, como mais um representante brasileiro na plataforma, aberto a receber e avaliar trabalhos de artistas do mundo inteiro. O núcleo que escalamos para compor essa força tarefa de analisar os lançamentos que chegam pela Groover e escrever os feedbacks aos artistas é composto atualmente por, Rômulo Spuri, produtor executivo, Eduarda Senise, diretora de planejamento, Gustavo Silva, redator, e Denise Nuvem, colaboradora da Straditerra.

Essa conexão proporcionou que entrássemos em contato com ótimos trabalhos e artistas surpreendentes, que dialogam com o trabalho da Straditerra e que agora também ocupam um espaço na nossa trajetória e nos nossos fones, através da playlist “Straditerra Radio”.

Neste espaço reunimos alguns grandes trabalhos que recebemos através da Groover de artistas de todo o mundo, fazendo também uma ponte com importantes criações nacionais, criando uma grande e diversa bolha de novidades.

Detectar grandes talentos e acelerar suas carreira é um dos propósitos da Groover, que através de feedbacks reais e do contato direto com profissionais da música, demonstra, assim como a Straditerra, um comprometimento com o artista independente ou emergente que vai além das produções artísticas, em direção ao fortalecimento profissional e autonomia desses artistas, com a intenção de alargar o campo de possibilidades de escolha dentro do mercado fonográfico. 

Ocupar o espaço virtual para conectar aqueles que fazem parte da cena independente de produção musical, facilitando burocracias e barreiras territoriais, é uma práxis visionária que torna possível que o artista seja avaliado para além de um campo institucional, não deixando de ser uma prática experimental. Uma iniciativa que deve ser considerada na hora de lançar uma nova música, os “feedbacks” da Groover possibilitam que os artistas não se sintam tão isolado no processo de divulgação independente, e sejam incentivado a seguir produzindo, e evoluindo com base em críticas construtivas.

escute agora a playlist da Straditerra Radio:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Rádio 777

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

[lbg_audio7_html5 settings_id='6']
[lbg_audio7_html5 settings_id='6']