Curta “Giro”, une quatro beatmakers ao balé triádico da Bauhaus com texto experimental

por Duda Possível

Giro, o mais novo curta produzido pela equipe de artistas da Straditerra sobrepõe 3 camadas de subjetividade de diferentes materialidades unidas pelo poder do acaso e da curadoria de cortes. Uma colagem de imagens, sons e palavras.

As imagens fazem parte do Balé Triádico da Bauhaus, uma obra de 1922, colorida e editada analogicamente, faz parte dos primórdios das artes visuais e do cinema como conhecemos hoje. O filme concebido em uma das instituições de maior vanguarda no ensino das artes, a Bauhaus (do alemão “casa de construção”), pelo artista Oskar Schlemmer com trilha sonora de Paul Hindemith é todo pensado na potência do 3, da tríade, é o resultado mais impecável possível para um exercício experimental.

Em 3 atos, Schlemmer usa o corpo de seus 3 bailarinos como mecanismo de suporte para movimentar as mais estranhas geometrias pelo espaço, criando cenários que são o auge da experimentação audiovisual sobretudo por se tratar de imagens que foram captadas e editadas há quase um século atrás, atuando assim no limite entre uma arte gráfica e pictórica.

No curta Giro, a Straditerra fez (re)cortes nas imagens para que elas entrassem no tempo de 4 beats cuja sobreposição de camadas som-imagem entrou em compasso por uma dessas sincronicidades do acaso. As legendas foram precisamente colocadas para realçar as pausas entre os movimentos de dança e a batida. Essa mecânica de cortes precisa combinada com essa força do acaso, dá um ar mágico às palavras organicamente escritas por Rômulo Spuri. O texto foi construído a partir das palavras – visualidade; organicidade; concreto; contemporâneo; escola; forma; experiencia; ritmo; condição; estranho; movimento; geometria; sugeridas por Eduarda Borowicz a partir de associações com balé triádico. Os beats são obras dos artistas DK, Tbong, Gxtv e HeadB, as bases são inéditas e fazem parte de seus processos individuais de experimentação sonora, em parceria com as experimentações audiovisuais coletivas da Straditerra, vanguarda em associações de subjetividades no sul mineiro que se mostra ampliando seus horizontes cada vez mais rumo ao infinito do processo criativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Rádio 777

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

[lbg_audio7_html5 settings_id='6']
[lbg_audio7_html5 settings_id='6']