por Rômulo Spuri
Sobrevivência Vol 01 é o primeiro EP solo do WEZ, integrante do Substrato MCs lançado primeiramente pelo Youtube dia 11/11/2020.
O EP leva a narrativa do MC de Visconde de Mauá/RJ durante seus últimos 5 anos, que destaca a conexão com artistas de renome nacional e o seu acidente que o induziu a passar por um coma de uma semana e uma EQM forte, que o inspirou a finalizar e seguir com o seu propósito no Rap.
Frente todas as vivências do artista, a criação foi desenvolvendo-se e materializando-se tendo como norte todas essas passagens entre a vida e a morte que teve durante esse período.
Dentro dessas vivências, WEZ relata:
“A ideia da trilogia “Sobrevivência” surgiu com o propósito de transcrever minha própria recapitulação interna, buscando entender as descrições e imposições de mundo que me foram apresentadas, do nascimento à maturidade.
O vol 1 vai da infância traumática a transição para vida adulta, narrando a guerra interna na tentativa utópica de resgatar as suas próprias raízes.
Os próximos dois volumes continuarão a saga, passando por experiências e vivências que interligam a arte a minha realidade com a fome e a necessidade de crescer. Uma dualidade que ficará cada vez mais nítida com decorrer de toda trama.”
Para os instrumentais, WEZ convocou Goribeatzz, referência do boombap nacional e encarregou a ele a responsa de assinar todas as batidas do trabalho. Na pós produção (mixagem e masterização) Ramiro Mart foi o escolhido e deixou os sons com um toque ainda mais especial com o selo de qualidade do Studio Setor.
WEZ também fez questão de incluir parcerias de artistas que viveram e ressoaram parte dessas vivências. Na tracklist tem presença dos MCs: Heroína, DC CalMob, Fest, Ton Souza. No seu pulsar Hip Hop WEZ trouxe riscos paras as faixas que ficou por conta de DJ NAP também representante do coletivo CalMob.
“A ideia de trazer artistas que sou fã e sempre admirei o trabalho, pra um trampo tão íntimo meu, tem dois objetivos: criar uma estética diferenciada de música pra música e fazer das minhas composições e vivências ponte pra outras vivências, que no fim dialogaram legal entre si.
Se parar pra ver bem, trouxe artistas de dois lugares completamente opostos em questão de clima e qualidade de vida, buscando frizar ainda mais essa dualidade existente entre a montanha e a cidade cinza, da terra preta ao aço sul fluminense, da essência a sobrevivência.” relata WEZ
Siga WEZ nas redes sociais: