{"id":4313,"date":"2022-10-20T13:12:40","date_gmt":"2022-10-20T13:12:40","guid":{"rendered":"https:\/\/strads.com.br\/?p=4313"},"modified":"2022-10-21T20:26:15","modified_gmt":"2022-10-21T20:26:15","slug":"amalgama-de-operacoes-misteriosas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/strads.com.br\/2022\/10\/20\/amalgama-de-operacoes-misteriosas\/","title":{"rendered":"Vinicius Monte, uma am\u00e1lgama de sobreposi\u00e7\u00f5es"},"content":{"rendered":"\n
Por, Eva Paredes<\/strong><\/em><\/p>\n\n\n\n Vinicius Monte se traduz como uma \u201cam\u00e1lgama de opera\u00e7\u00f5es misteriosas que se ocultam e revelam\u201d tamb\u00e9m diretor art\u00edstico da Caixa Preta, sendo uma resist\u00eancia da exposi\u00e7\u00e3o constante de artistas brasileiros; multi artista visual, compositor; Produtor cultural, agente pol\u00edtico, cientista tar\u00f3logo e agora parte do selo Strads. Com 34 anos, atualmente reside em S\u00e3o Paulo, carioca. Nascido no morro do fub\u00e1, Vinicius foi criado na taquara, onde teve seu primeiro despertar pol\u00edtico-psicol\u00f3gico. <\/p>\n\n\n\n Vinicius diz que pensava n\u00e3o ter aptid\u00e3o com desenho e pintura por ter pouca familiaridade com a arte contempor\u00e2nea, vindo de periferia tendo poucos recursos e sendo uma pessoa dispersa, o artista come\u00e7a a realizar colagens e ocupar um espa\u00e7o de terapia em sua rotina. \u201cTudo come\u00e7a a partir da colagem e do pensamento cr\u00edtico que vivi com o coletivo\u201d. Sua voca\u00e7\u00e3o floresceu em meio ao coletivo \u201cV\u00f4 Pix\u00e1 Pelada\u201d na Zona Oeste do Rio de Janeiro. <\/p>\n\n\n\n Futuramente, o projeto \u201cHospital da Loucura\u201d convidou diversos coletivos art\u00edsticos para ocuparem um andar do instituto municipal Nise de Silveira, o manic\u00f4mio mais antigo do Brasil, para terem um espa\u00e7o e em contrapartida os artistas realizarem atividades com os pacientes. Vinicius e o coletivo ocuparam uma sala do hospital, despertando sensibilidades em um ambiente t\u00e3o necessitado.<\/p>\n\n\n\n Vinicius se entende como \u201cArtista Cientista formado pela \u2018UPAC – UNIVERSIDADE POPULAR DE ARTE E CI\u00caNCIA\u2019 \u201d. O coletivo abriu portas para ele, que em seguida ganhou bolsa em Artes Visuais, experimentando outras \u00e1reas, mas permanecendo em suas pesquisas com colagem.<\/p>\n\n\n\n O meio acad\u00eamico de artes visuais n\u00e3o foi receptivo, sendo bastante excludente com corpos marginalizades, Vini precisou se entender quanto um artista catalisador, movimentando-se de maneira coletiva e criando seu pr\u00f3prio lugar. Em meio a tantas pot\u00eancias invisibilizadas, Vini se destacou, destacando tamb\u00e9m quem ali estava.<\/p>\n\n\n\n Destacar-se foi necess\u00e1rio em artes visuais, o destaque de artistas invisibilizados tamb\u00e9m, mas unificar tudo que se destaca \u00e9 algo bem presente na fala de Vini. O artista entende que \u201ctudo \u00e9 colagem\u201d, tendo explorado primeiramente a colagem no papel, levando para outros suportes como objetos, come\u00e7ando a envolver tudo; logo vai para v\u00eddeos, pensamentos filos\u00f3ficos e at\u00e9 mesmo a capta\u00e7\u00e3o astral de um baralho de tarot desenvolvido por ele pr\u00f3prio. Em sua perspectiva, ele entende toda a realidade como uma poss\u00edvel sobreposi\u00e7\u00e3o de camadas. <\/p>\n\n\n\n Vinicius diz em nossa entrevista: \u201cSe tudo j\u00e1 foi feito, tudo j\u00e1 foi produzido, a gente precisa reproduzir, reescrever, pegar uma dali outra daqui, reescrever\u201d, basicamente estamos \u201csampleando\u201d tudo, criando pequenos samples com os fragmentos ressignificados de outras coisas. Recriar, como reciclar, como reconfigurar.<\/p>\n\n\n\n Em agosto de 2018 Vinicius deu in\u00edcio a Caixa Preta, onde atrav\u00e9s de uma exclus\u00e3o constante de artistas dissidentes, o olhar do artista organizou sua exposi\u00e7\u00e3o dos sonhos, sustentando nos pr\u00f3prios bra\u00e7os a curadoria, a fun\u00e7\u00e3o de organizador, barman; funcion\u00e1rio da recep\u00e7\u00e3o, da limpeza, da venda de ingressos\u2026 Basicamente foi todo o servidor de uma s\u00e9ries de exposi\u00e7\u00f5es de arte \u00fanicas e eficazes socialmente. <\/p>\n\n\n\n Observo uma conex\u00e3o entre seu olhar para a colagem, e a constru\u00e7\u00e3o da Caixa Preta, quanto uma observa\u00e7\u00e3o dupla de coisas que se complementam e funcionam melhores juntas, onde objetos que est\u00e3o desmembrados se auxiliam atrav\u00e9s de seus membros. <\/p>\n\n\n\n Vinicius incorpora o conceito da psicomagia para gerar suas imagens, faz um resgate em si e no mundo. Foi em Bel\u00e9m do Par\u00e1 que Vinicius adentrou 3 milh\u00f5es de pessoas devotas de Nazar\u00e9, para testemunhar o s\u00edrio, sendo este uma comemora\u00e7\u00e3o cat\u00f3lica do Par\u00e1 mundialmente conhecida, Vinicius reconheceu o Arcano n\u00famero dois (no tarot \u201cA Grande Sacerdotisa\u201d). Fotografou e projetou sua leitura da carta.<\/p>\n\n\n\n Para construir a \u201ccarta da morte\u201d, o artista realizou a fotografia em uma praia do interior do Rio de Janeiro, que possui um enorme \u00edndice de afogamentos. Se cria todo um cuidado ao adentrar nesses espa\u00e7os, onde Vin\u00edcius pede permiss\u00e3o aos pescadores e ocorre uma mobiliza\u00e7\u00e3o para criar a imagem.<\/p>\n\n\n\n