{"id":1586,"date":"2021-10-12T18:59:49","date_gmt":"2021-10-12T18:59:49","guid":{"rendered":"https:\/\/www.alexbrunodesign.com\/?p=1586"},"modified":"2021-10-12T18:59:49","modified_gmt":"2021-10-12T18:59:49","slug":"ridh-pacifico-e-kaneel-absorto-lancam-mochila-vazia-primeiro-ep-em-conjunto-dos-irmaos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/strads.com.br\/2021\/10\/12\/ridh-pacifico-e-kaneel-absorto-lancam-mochila-vazia-primeiro-ep-em-conjunto-dos-irmaos\/","title":{"rendered":"Ridh Pac\u00edfico e Kaneel Absorto lan\u00e7am Mochila Vazia, primeiro EP em conjunto dos irm\u00e3os"},"content":{"rendered":"\n

por Gustavo Silva<\/em><\/strong><\/p>\n\n\n\n

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Richard de Jesus Bispo dos Santos<\/strong> e Juan de Jesus Bispo<\/strong> dos Santos<\/strong>, dividem, al\u00e9m da rela\u00e7\u00e3o de irm\u00e3os, o rap<\/strong> como caminho escolhido para expressarem sua arte<\/strong>, suas vis\u00f5es de mundo<\/strong> e contarem suas hist\u00f3rias <\/strong>e viv\u00eancias<\/strong>. Mais conhecidos como Ridh Pac\u00edfico <\/strong>e Kaneel Absorto<\/strong>, os paulistanos possuem caminhadas e trajet\u00f3rias individuais dentro do rap nacional, com caracter\u00edsticas<\/strong> e sons<\/strong> bem \u00fanicos<\/strong> entre si.<\/p>\n\n\n\n

Ridh<\/strong> tem 20 anos<\/strong>, \u00e9 morador do Bairro do Santo Amaro, na zona sul de S\u00e3o Paulo. Kneel<\/strong> tem 18<\/strong>, e vem da zona leste paulistana, diretamente do Bairro S\u00e3o Miguel Paulista. Apesar dos caminhos individuais que os artistas escolheram seguir dentro do rap, a oportunidade de realizarem um trabalho<\/strong> em conjunto<\/strong> aparece como uma nova possibilidade para a arte dos mc\u2019s<\/strong>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com o lan\u00e7amento do primeiro EP<\/strong> desenvolvido em conjunto pelos irm\u00e3os<\/strong>, Ridh e Kneel<\/strong> trazem em \u201cMochila Vazia<\/em>\u201d<\/strong> quatro faixas com conte\u00fados de letra, arte visual, produ\u00e7\u00e3o musical e vis\u00f5es sobre realidades do momento, que s\u00e3o capazes de encher uma dezena de mochilas. A Straditerra<\/em><\/strong> trocou uma ideia<\/strong> com o Ridh<\/strong> para saber um pouco mais sobre como foi a produ\u00e7\u00e3o desse EP, sobre a experi\u00eancia de lan\u00e7ar um projeto com o irm\u00e3o, e todo o contexto por tr\u00e1s do desenvolvimento deste trabalho.<\/p>\n\n\n\n

Com o primeiro rap \u201cL\u00e1grimas da Pele<\/em>\u201d<\/strong> escrito aos 17 anos<\/strong>, Ridh<\/strong> tem uma trajet\u00f3ria recente<\/strong> no meio musical, mas um repert\u00f3rio<\/strong> de lan\u00e7amentos que merece a aten\u00e7\u00e3o de todos que est\u00e3o de ouvidos e cabe\u00e7a aberta para as novas artes<\/strong> e os novos artistas <\/strong>que buscam uma oportunidade de partilharem sua voz, e suas viv\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

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Ridh<\/strong> conta que a ideia<\/strong> que deu in\u00edcio<\/strong> ao desenvolvimento do \u201cMochila Vazia<\/em>\u201d<\/strong> partiu de uma proposta<\/strong> feito pelo Kneel<\/strong>, no final de 2019:<\/p>\n\n\n\n

\u201cJ\u00e1 no final do ano passado, meu irm\u00e3o me prop\u00f4s da gente escrever um EP com quatro faixas. N\u00f3s pensamos em algo sobre o que afeta nossa vida diariamente, que no caso s\u00e3o exig\u00eancias populares, a m\u00eddia em alguns aspectos, o pr\u00f3prio capitalismo e seus efeitos, e tamb\u00e9m o pensamento livre<\/em>\u201d.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Todo o trabalho<\/strong> foi desenvolvido<\/strong> durante o per\u00edodo da quarentena, na casa de Ridh<\/strong>, e exigiu uma supera\u00e7\u00e3o<\/strong> por parte dos irm\u00e3os que contaram com poucos recursos<\/strong> tanto na produ\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

\u201cO projeto todo foi gravado, mixado e masterizado no tablet, que a gente comprou s\u00f3 para poder fazer os sons existirem. Meu irm\u00e3o j\u00e1 tinha um conhecimento sobre produ\u00e7\u00e3o, o suficiente para produzir os sons e criar os beats. Outra coisa que ajudou bastante foi o ambiente da minha casa que tem um reverb ideal para o microfone caseiro que utilizamos<\/em>\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Mochila Vazia<\/strong> foi finalizado em um m\u00eas e meio<\/strong>, e Ridh<\/strong> diz que a parceria<\/strong> com o irm\u00e3o<\/strong> era algo esperado para acontecer e que talvez possa<\/strong> gerar novos projetos<\/strong> l\u00e1 na frente.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEm experi\u00eancia foi bem simples, como se eu tivesse gravando um som em um est\u00fadio profissional, s\u00f3 com mais tempo e oportunidade de pensar e discutir a cria\u00e7\u00e3o das faixas<\/em>\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O som que d\u00e1 in\u00edcio ao EP<\/strong> recebe o ouvinte com um sample de Jorja Smith<\/strong>, e versos sobre diversas situa\u00e7\u00f5es pelas quais os artistas passam durante sua caminhada. \u201cSimples demais<\/em>\u201d<\/strong> aborda a hipocrisia presente em cada um; a autossabotagem que coloca em d\u00favida a qualidade do seu trabalho; o flerte entre a oportunidade e a mediocridade; al\u00e9m de como os artistas<\/strong> podem ser tanto alvo de inspira\u00e7\u00e3o<\/strong> para uns como de maldi\u00e7\u00e3o<\/strong> para outros. Afinal de contas, os artistas s\u00e3o seres simples<\/strong> e \u00f3bvios<\/strong> ou complexos demais<\/strong>?<\/p>\n\n\n\n

Para Ridh:<\/strong> \u201cOs artistas s\u00e3o pessoas simples fazendo o que gostam, como um garoto que goste de jogar bola. Talvez o que gera essa arrog\u00e2ncia \u00e9 a forma que o p\u00fablico olha e trata o artista\/m\u00fasico, a pr\u00f3pria m\u00eddia em si, quando diz que voc\u00ea como artista tem que ser bom, passar a imagem de ser uma pessoa extraordin\u00e1ria. Mas no fim, artistas s\u00f3 s\u00e3o pessoas tentando levar a vida da melhor forma<\/em>\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A segunda <\/strong>faixa, \u201cPapo com a propaganda<\/em>\u201d<\/strong> traz cr\u00edticas ao mercado publicit\u00e1rio, ao consumismo inconsequente, e \u00e0 valoriza\u00e7\u00e3o e import\u00e2ncia que damos a produtos e bens materiais. No rap vemos a vaidade muito como um s\u00edmbolo de supera\u00e7\u00e3o e possibilidade de viver horizontes e realidades novas. Assim como vemos tamb\u00e9m a ostenta\u00e7\u00e3o por vezes valorizando mais um cord\u00e3o de ouro do que uma fam\u00edlia com casa pr\u00f3pria. Algumas das cr\u00edticas da faixa podem ser contextualizadas com essa pr\u00f3pria cena do rap.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEu acredito que \u00e9 normal o pessoal querer ter algo caro, principalmente quando a pessoa luta por aquilo, s\u00f3 que muitas das vezes \u00e9 ilus\u00e3o, ilus\u00e3o quando a pessoa come\u00e7a a acreditar que ela precisa disso para ser algu\u00e9m, para que a sua exist\u00eancia tenha relev\u00e2ncia, quando no fim vale mais a pessoa que voc\u00ea \u00e9. O efeito disso na m\u00fasica \u00e9 que o rap tem influ\u00eancia na vida dos jovens, ou pelo menos j\u00e1 teve. Vou considerar que ainda tem. Eu penso que se eu fizer uma letra valorizando bens materiais, eu estarei falhando como compositor, que expresso muito o conceito realidade. Quando eu era mais novo, entre 11 e 15 anos, eu vivia pensando \u2018Tenho que ter isso aquilo, porque todo mundo tem!\u2019, no fim \u00e9 tudo constru\u00e7\u00e3o da m\u00eddia referente a vendas. Se eu fizer um som com essa est\u00e9tica, eu acredito que estarei fortalecendo uma central que s\u00f3 quer dinheiro, que ilude para se manter de p\u00e9, sem se importar com a cogni\u00e7\u00e3o de quem ouve<\/em>\u201d, comentou Ridh<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Na terceira faixa<\/strong>, a que deu nome ao EP<\/strong>, os mc\u2019s falam sobre a import\u00e2ncia de estar sossegado em busca de manter uma boa sa\u00fade mental, e a necessidade de buscar tranquilidade em momentos de caos e tumulto:<\/p>\n\n\n\n

\u201cA import\u00e2ncia do sossego tem muito a ver com a sa\u00fade mental, \u00e9 uma pausa! Aqui em S\u00e3o Paulo \u00e9 tudo muito movimentado, e \u00e0s vezes a gente se preocupa tanto em produzir coisas para fins capitais, que deixamos de descansar, de ter lazer, s\u00f3 para n\u00e3o ficar pra tr\u00e1s. Eu busco essa tranquilidade principalmente dormindo, mas tamb\u00e9m leio, assisto e escrevo<\/em>\u201d, disse Ridh.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Na \u00faltima faixa<\/strong> do EP<\/strong>, e particularmente a favorita deste que vos escreve, \u201cExcessos<\/em>\u201d<\/strong> os irm\u00e3os falam de uma forma bem crua e real sobre o peso e as lutas do cotidiano de artistas e trabalhadores que oferecem diariamente suas energias em troca do m\u00ednimo para sobreviver.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u201cEu acho que uma mudan\u00e7a desse cen\u00e1rio aconteceria em poucos casos, talvez de um artista que tenha um suporte financeiro ou j\u00e1 tenha dinheiro para investir. E na quest\u00e3o industrial, do mercado de trabalho, eu acho que uma mudan\u00e7a real exige tempo, reorganiza\u00e7\u00e3o pol\u00edtica, e depende de todos no Brasil. \u00c9 uma quest\u00e3o de pessoas serem vista como pessoas, n\u00e3o como produtividade<\/em>\u201d, afirmou Ridh.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com uma sequ\u00eancia de quatro singles lan\u00e7ados em 2020<\/strong>, e o primeiro \u00e1lbum<\/strong> de est\u00fadio programado para sair<\/strong> no m\u00eas de agosto<\/strong>, Ridh<\/strong> comenta que n\u00e3o estabeleceu uma dupla concreta com o irm\u00e3o, mas que outros projetos <\/strong>como o EP \u201cMochila Vazia<\/em>\u201d podem surgir com o tempo:<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepois do \u00e1lbum em agosto vou focar no lan\u00e7amento de singles, a maioria com participa\u00e7\u00e3o de outros artistas. Al\u00e9m disso tamb\u00e9m vou tentar gravar o segundo \u00e1lbum para ser lan\u00e7ado em 2021<\/em>\u201d, concluiu Ridh<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

O EP \u201cMochila Vazia\u201d<\/em> de Ridh Pac\u00edfico e Kneel Absorto est\u00e1 dispon\u00edvel no YouTube e no Spotify.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

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