A cena do rap do sul de Minas Gerais vem se estruturando constantemente e os resultados dos esforços e movimentações são cada vez mais visíveis.
Entre as cidades destaques nessa cena, está Lavras, que já cultiva a resistência da cultura Hip Hop há um bom tempo — com a grande influência do Kativeiro do Hip Hop — e vem expandindo as atuações. Hoje o rap já é feito nos quatros cantos da cidade.
Um destaque nesse contexto é o grupo 1Só, formado pela produtora, beatmaker e dj Nanda Chitta e os Mcs Dg e Leik.
O grupo teve início no final do ano de 2017 com a junção do Dg com o Leik, em um cenário onde ambos já faziam alguns raps solo. Lançaram alguns trabalhos nessa formação e em meiados de 2018 Nanda Chitta entra para o 1Só .
“O 1Só é um grupo de rap que está sempre na busca de fazer novos projetos e de oportunidades para movimentar a cena regional/nacional ao mesmo tempo ser atuante na local” diz Nanda Chitta.
Atuantes em diversas cidades, o grupo já realizou shows e participações em eventos como o Xia Graffiti em Belo Horizonte, Festival Coliseu Cultural em Alfenas, além de vários eventos de peso em Lavras.
Recém lançaram um videoclipe da música Somos Reis com o projeto audiovisual desenvolvido pela Straditerra na direção geral do Spuri. O instrumental do som é do WXVI.
Os trabalhos já desenvolvidos pelo grupo podem ser encontrados nas seguintes plataformas: Soudcloud, Youtube.