Combinando rimas afiadas, um flow diferenciado e um refrão cativante, o MC de São Paulo promete grudar na mente dos ouvintes com seu novo lançamento.
por Gustavo Silva
Vindo diretamente da capital de São Paulo, Jo.Zê é um artista com um trajetória no Rap que vem sendo construída junto ao público desde 2018, contando com lançamentos de alguns singles e um EP. Cinco anos após iniciar sua caminhada artística, o MC chega com um novo lançamento que promete apresentar uma nova proposta de lírica e sonoridade ao seu público com o single “Toda Palavra”.
“Eu gosto de explorar a minha criatividade e quando o instrumental me permite eu gosto de brincar com as métricas e com o verso. Nessa eu vim mais despojado porque eu venho de um lugar que o beat dá o tom da música e a criatividade fica livre pra ir pelos lugares que quiser. Por isso eu falo um pouco de tudo nessas rimas: lucro, sexo, ódio à burguesia, meu amor e outras coisas mais. Na hora de gravar me vem os adlibs e eles são parte da cara do som, além de ter a ajuda do meu mano André Papi na mixagem que aplicou alguns efeitos que também fazem a música ter essa cara” – Jo.Zê
Conhecido por pautar temas diversos como relacionamentos, negritude e vivência favelada, em seu novo single Jo.Zê busca trabalhar com uma nova abordagem sonora e de escrita, que o artista pretende dar sequência e desenvolver cada vez mais para a sua trajetória musical a partir desse lançamento.
“Eu pretendo continuar buscando novos caminhos pra minha criatividade na lírica e pra minha musicalidade. Eu gosto de pensar que eu sou tão musicista quanto alguém que toca um violoncelo ou tão articulado quanto alguém que dança. A técnica de um musicista tá presente na minha arte como a organicidade também tá. Com o flow que eu lanço meus passinho e faço a música ganhar movimento e balanço – e vou continuar com esse jeito enquanto eu tiver o que falar, com a forma que eu quiser falar.” – Jo.Zê
A sua escrita e flow nesse single chamam muito a atenção e são alguns dos pontos mais fortes do lançamento, mostrando as características do seu Rap já conhecidas pelo seu público, mas trazendo novos elementos para a sua performance lírica e vocal, que apontam para uma evolução na sua forma de criar. Em “Toda Palavra”, Jo.Zê destaca que não se baseou em grandes referências musicais para criar o single, pelo contrário, ele buscou criar algo completamente novo, sem influências ou pontos de referência preestabelecidos, desafiando as convenções e oferecendo um som fresco e autêntico, com a intenção de atrair uma audiência mais ampla e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços com seu público já existente.
“Todo silêncio é pra aprender
Quando falar, cê vai entender
Toda palavra é pra lavar”
Jo.Zê – Toda Palavra
“O instrumental dá o tom que eu sigo e exploro com minha criatividade. Eu escuto o beat inúmeras vezes antes e durante o processo criativo, pra torná-lo parte de mim como minha própria respiração e conhecer cada elemento e viradinha que possa ter dentro dele. Tendo ele mapeado na minha cabeça eu tento aproveitar os elementos e timbres que estão intrínsecos e o meu flow vem muito disso. Já a lírica veio mais solta, sem muitas amarras temáticas até chegar o refrão. O refrão tem um tema que eu já tentei trabalhar muitas vezes até chegar nesse resultado que se ouve na faixa. ‘Palavra pra lavar’ é um jogo de palavra que permeia meus cadernos e blocos de notas há um bom tempo. Mas no verso eu falei o que senti vontade de falar, sendo malicioso em alguns momentos, sarcástico em outros e assim se deu a música.” – Jo.Zê
A produção desse single também é um grande destaque, com seu irmão JKN Beats trazendo instrumentais muito bem trabalhados que se encaixam muito bem com a escrita e entrega vocal de Jo.Zê no som, contando também com o trabalho de André Papi na mixagem, Silas Machado na captação e Slim Rimografia na masterização.
“Esse beat veio na mesma leva que alguns beats do meu EP ‘Linhas, vozes & arranjos’. Meu irmão, JKN Beats, produziu o beat e me mandou pelo WhatsApp e eu deixei ele no gelo por causa do processo do EP, mas desde que eu ouvi pela primeira vez sabia que tinha algo de diferente nele e por mais que ele não tivesse dentro da proposta do EP, ele merecia um espaço especial, por isso eu pensei nele como single. Eu percebo já uma identidade no trabalho que meu irmão faz e, às vezes, ele explora mais outros lados dessa identidade e é muito louco ver o progresso dele, porque eu não imaginava que meu irmãozinho (irmão de sangue mesmo) se tornaria produtor e dos brabos.” – Jo.Zê
Com assinatura de João Gabriel, a identidade visual deste projeto é marcada pelas cores azul bebê e verde musgo/militar, que refletem a singularidade da música e seu conceito. O single “Toda Palavra” já está disponível nas principais plataformas de streaming. Acompanhe o Jo.Zê nas redes sociais para conferir todos os seus lançamentos que estão vindo aí para o próximo ano!
“Quem gosta do meu som vai ter overdose sonora ano que vem, tem single e mixtapes a caminho!” – Jo.Zê