50 anos de hip hop, 523 anos de resistência indígena: O que Hip Hop e cultura indígena tem a ver?

Entenda o debate que rola mundo afora sobre a contribuição indígena na origem do Hip Hop e de quebra conheça vários rappers indígenas.

Akuã Pataxó, Txepo Suruí e Kantupac. Fotos: Bruna Afonso, Txepo Suruí e Ana Coutinho

O Dia Internacional dos Povos Indígenas: Agosto Indígena

A fim de expandir a discussão e visibilidade das lutas indígenas, os movimentos indígenas criaram o “Agosto Indígena” como forma de descentralizar o debate e decolonizar a data do dia 19 de abril, que em geral nunca contemplou o protagonismo indígena. O mês de agosto foi escolhido por conta do dia internacional dos povos indígenas, implantado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O mês é utilizado para articular programações desses movimentos autônomos e muitas vezes é início do período de movimentações conhecido como “Primavera Indígena”.

Em 1982 a ONU reconheceu a necessidade de uma medida que resguardasse os direitos dos povos originários, e então criou o Grupo de Trabalho sobre os Povos Indígenas. Esse movimento, datado pelo 9 de agosto, tem como principais finalidades reafirmar e disseminar a situação emergencial de melhoria dos direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento, educação e saúde dos povos indígenas, respeitando suas culturas e individualidades. 

No ano de 2021, as deputadas Monica Seixas e Chirley Pankará (indígena do povo Pankará) criaram a Lei 17.311/2021, que incluiu o dia 9 de agosto no calendário oficial do Estado de São Paulo.

Outras duas datas importantes para os movimentos indígenas, por exemplo, são o dia 20 de janeiro, Dia Nacional da Consciência Indígena, escolhido por marcar o dia da morte de Aimberê, guerreiro e importante liderança da Confederação dos Tamuyas e o dia 11 de outubro, o Último Dia de Liberdade, que marca o dia anterior da data que é tida como Dia de Colombo.

Os 50 anos da cultura Hip Hop

Em 2023 o Hip Hop comemora 50 anos, celebrado no dia 11 de agosto. Existem diversas versões sobre seu surgimento, mas a mais popular é a primeira festa de Hip Hop que ocorreu no bairro do Bronx, Nova Iorque, realizada por Kool Herc e Cindy Campbell. Em um contexto extremamente violento, os membros desta comunidade ressignificaram o cenário em que viviam através da dança, música, artes visuais, moda e estilo de vida. Em todos os registros desse movimento inicial, são citados como protagonistas os negros e “latino-americanos” de NY.

Nova Iorque que, diga-se de passagem, também é um território originalmente indígena, em 1970 era habitado por estrangeiros colonizadores, estrangeiros colonizados e nativos, assim como o Brasil. 

O Bronx, útero do Hip Hop, era um local marginalizado onde a resistência preta e “latina” era pesada. Estabelecido este cenário de sobrevivência, onde existia uma diversidade cultural e étnica em aliança, podemos refletir:

Quem eram esses tais “latino-americanos” do Bronx, de onde vieram e sob qual contexto histórico?
Bora entender quem foi essa rapa.

Primeiro, precisamos pontuar que “latino-americano” é um termo muito utilizado, mas muitas pessoas indígenas contestam esse termo racista. Aqui esta nomenclatura foi considerada somente a fim de entender um contexto histórico e o vocabulário utilizado nesses registros, mas essa expressão e toda a problemática colonial da sua origem deve ser fortemente questionada e negada, não só pelo sentido subjugador que carrega, mas também pela origem literal do termo “América”, que é nome de um dos colonizadores daqui (Américo Vespúcio). Teoricamente, latino-americanos são os países que falam línguas que provêm do latim (português, espanhol e francês), ou seja, não se englobam outros países do nosso continente que falam outras línguas européias, como holandês e inglês. Sendo assim, “latino-americano” abarcada muita gente mas essa generalização a nível continental (com raras exceções que confirmam a regra), parte de uma ideia racista e colonizadora. “Abya Yala” é o nome originário do continente americano adotado pela maioria do movimento indígena.

Além dos nativos originários do território dos EUA, com a colonização da “América do Norte”, houve muita imigração. O maior contingente de imigração era de mexicanos, o fluxo imigratório da fronteira imposta entre EUA e México era intenso, apesar de problemático e violento e, até hoje boa parte da população dos EUA é composta por esses “latinos” do México, que vale lembrar, é um dos países com maior população indígena no mundo. Outra grande parcela desses “latinos”, eram de Porto Rico, que  também é um território indígena. Procure conhecer o movimento dos “nuyoricanos”, porto-riquenhos que foram peça chave para o Breaking.

Bom, o ponto todo aqui é que esses “latinos” são, muitas vezes, indígenas. Se estamos falando sobre resistência, ativismo e anti racismo, é preciso treinar o raciocínio para que o ponto de partida de qualquer análise sobre movimentos culturais nos nossos territórios não se descole desse chão, da história desse lugar, dessas pessoas.
Considerando isto, vale questionar:
Será que houve contribuição indígena nos primórdios do movimento Hip Hop? 

E ainda, como era a resistência indígena norte-americana na época do surgimento do Hip Hop, para além desses imigrantes “latinos” de Nova Iorque?

É, dificilmente teremos tantos registros concretos dessa relação, pois foi intenso o investimento para apagar as contribuições indígenas ao longo da história. Inclusive, vale ressaltar que a ideia aqui não é disputar protagonismo nessa narrativa e nem alimentar uma competitividade entre pretos e indígenas, mas sim exercitar a reflexão sobre o apagamento indígena em todos os movimentos e territórios, o que chama-se de “etnocídio” e até vem ao caso lembrar do “epistemicídio” também. 

Se liga nesses trechos de pesquisas sobre isso:
“Se é verdade que os vários relatos apontam para o mesmo contexto sócio-histórico, só parcialmente podemos atribuir aos jovens afro-americanos residentes nesses locais o papel preponderante na formação do Hip Hop. Por um lado, porque, dada a diversidade étnica de zonas como o Sul do Bronx, seria sempre de considerar a hipótese de outras minorias étnicas poderem ter tido um papel na génese da cultura Hip Hop. Por outro lado, porque, de facto, para além da influência afro-americana, encontramos nos relatos sobre as primeiras manifestações do Hip Hop referências à presença de jovens de origem latina ou ‘hispânica’. Esta omissão tem sido interpretada não apenas como uma imprecisão, mas como uma tentativa explícita de minorar ou excluir a presença latina da história do Hip Hop.”
José Alberto Simões, Universidade Nova de Lisboa, 2013 – “Entre percursos e discursos identitários: etnicidade, classe e género na cultura hip-hop” /// LEIA MAIS SOBRE ISSO CLICANDO AQUI

“Como tem sido bem documentado, os latinos dos EUA têm sido os principais contribuintes para a cultura hip-hop desde seu início no South Bronx na década de 1970, quando eram principalmente os jovens porto-riquenhos e nuyoricanos que criavam estilos de dança de rua que passaram a ser conhecidos como “b-boying” ou “breaking”. O papel contínuo dos hip-hoppers descendentes do Caribe da Costa Leste continua a receber atenção acadêmica, mas a influência dos mexicanos-americanos no hip-hop permanece pouco explorada.”
Amanda Martinez-Morrison, Universidade Sonoma State – “Black and Tan Realities: Chicanos in the Borderlands of the Hip-Hop Nation“ /// LEIA MAIS SOBRE ISSO CLICANDO AQUI

Souto Mc, Wescritor e Lyryca. Fotos: Isa Hansen Katupyryb

Pindorama: São Bento, marco para o Hip Hop e para a colonização indígena
Vindo pro Brasil, assim como muitos esquecem, embranquecem, folclorizam ou até mesmo sabotam a origem ou influência indígena em toda a cultura nacional, por exemplo como acontece com a Festa Junina, o Samba, a Capoeira e outros tantos elementos da alimentação, espiritualidade, arte, língua e modo de viver “brasileiros”, boa parte da população também se esquece da existência dos povos indígenas originários de São Paulo.
Ou seja, quando o Hip Hop chega ao Brasil, há 40 anos, o cenário desses povos era de resistência há séculos contra a colonização de Piratininga (São Paulo).

O que poucos sabem, também, é que a famosa São Bento, berço do Hip Hop no Brasil, é marco da violência indígena.
A região da São Bento é um dos lugares mais marcantes para a história da colonização do Brasil. Lá, antes da invasão, era literalmente território ocupado por indígenas e hoje temos o desgosto de observar o monumento “Glória Imortal dos Fundadores de SP”, construído em 1925. No Páteo do Colégio, considerado o “marco zero” da cidade de São Paulo, foi construída a primeira escola jesuítica para “catequizar” indígenas.

Depois desse rolê pelo tempo e por Abya Yala, chegando em Pindorama 2023, sabendo agora de todo o contexto indígena brasileiro e americano, entendemos que a presença indígena nos centros urbanos sempre existiu, pois como dizemos, não é o indígena que está em contexto urbano e sim a cidade que está em território indígena. Éramos milhões antes da invasão e continuamos sendo milhões subnotificados e invisibilizados. Sempre estivemos e ainda estamos em todos os lugares e temos todas as cores e caras, usamos todas as roupas, ouvimos, dançamos e cantamos todas as músicas!


Cida Aripória, Jason Tupã, Kaê, Kandu Puri, Nativos Mc’s, Werá Mc e Sé da Rua. Fotos: Grazi Praia, Gigio e Mlk de Mel.

Confluência: 4 elementos, muitas culturas
Ao observarmos alguns dos pilares do Hip Hop, como o breaking, o graffiti e o rap, podemos refletir sobre as possibilidades de influências de manifestações culturais realizadas pelos povos indígenas de diversos locais das “Américas”. Os indígenas da “América do Norte”, por exemplo, possuem dentro de sua diversidade cultural passos de dança ritualísticos que assemelham-se aos passos de breaking, sem contar os já citados nuyoricanos. O Muralismo Mexicano, por sua vez, tornou-se uma manifestação artística icônica no México em 1920, fato que mais uma vez coloca os “latinos” em cena nas semelhanças com os elementos primordiais do Hip Hop. Já o rap, além de sofrer a influência da multiculturalidade que estava por acontecer naqueles período, ou seja, a influência musical de diversos movimentos, nos faz refletir também sobre  as tradições da oralidade, presente em povos originários de todo o mundo, inclusive de África e Abya Yala, essa sonoridade ritualística há centenas de anos é base cultural de cânticos sagrados, como por exemplo o taasu no Senegal. 

Esses são alguns pontos de confluência originária preta e indígena que se encontram na síntese do que veio a ser o Hip Hop, bagagem cultural que pode ter influenciado direta ou indiretamente seu surgimento. Para além dos 4 elementos, podemos observar outras expressões que encontramos no movimento Hip Hop que também são relacionados a culturas indígenas “Americanas”, como por exemplo o uso do grillz e dos dreadlocks.

Se liga na dança do Supaman, rapper indígena do povo Apsáalooke

O Hip Hop é uma cultura majoritariamente preta, criada e sustentada por esses inúmeros guerreiros e guerreiras sobreviventes de muita treta, originários de territórios e culturas indiscutivelmente essenciais para a evolução humana. O protagonismo preto no Hip Hop é não só um fato óbvio, mas um espetáculo incrível. Portanto não estamos reivindicando aqui que o Hip Hop seja indígena, estamos propondo refletir o Hip Hop a partir de uma perspectiva de anti racismo e anti etnocídio indígena.


Quando tratamos de Abya Yala, da nossa terra, é importante não descolar nenhum ativismo do território, é preciso lembrar que nativos continuam aqui, lutando por sobrevivência, direitos básicos e trabalhando muito para reverter o quadro de extremo apagamento em que foram colocados. Não só estamos presentes na arte contemporânea, mas contribuímos na grande maioria das coisas que aqui surgiram.

Em Pindorama, a aliança indígena e preta se iniciou desde as primeiras fugas da escravização, o que originou aquilo que conhecemos como Quilombos, onde sempre houve a presença indígena em confluência com a presença preta, éramos “negros da terra” juntos com “negros de guiné”. O mais famoso deles foi Palmares, onde 70% da população era formada por indígenas.

Esse apagamento e a omissão desses dados históricos obviamente não é culpa dos nossos irmãos originários das nações africanas e muito menos do Hip Hop, mas sim de um sistema que lucra em nos colocar uns contra os outros e utiliza de diferentes tecnologias de opressão, inferiorizando um lado e invisibilizando o outro, cada estratégia desenhada para atender perfeitamente ao colono-capitalismo.

Esta matéria, foi escrita com base em pesquisas e entrevistas “norte-americanas” que estão dialogando sobre isso. O debate sobre a contribuição indígena no Hip Hop desde seus primórdios está sendo feita há anos em diversos pontos do mundo, na “América do Norte” existe um direcionamento para isso mais bem estabelecido do que em outros locais, evidenciando a necessidade e urgência de pensarmos cada vez mais na presença dos povos originários não somente no Hip Hop, mas também em diversos outros espaços. 

Procure saber.

Black Eyed Peas, Bobby Sanchez e Grillz Indígena

Você sabia que o Taboo, do Black Eyed Peas é indígena?
Se liga nesse som dele com vários outros nativos do Hip Hop dos EUA:
One World (We Are One) – Taboo, Drezus, Supaman, Doc Native, Emcee One, Spencer Battiest, Kahara Hodges e PJ Vegas.

Tem indígena no Hip Hop!
E aí, você já ouviu RAP indígena?
Bora conhecer?

Brô Mc’s

Pytuna

Txepo Suruí

Souto MC

Isaac de Salú

Cida Aripória

Kurt Sutil

Anarandá

Mirindju Glowers

Oxóssi Karajá


Nativos Mc’s

Cayarí


Jason Tupã

Sé da Rua


Brisa Flow


Kantupac


Akuã Pataxó

Lyryca

Kandu Puri

Kaê

Wescritor


Fronteiras inventadas: rappers “gringos”. Gringo originário não é gringo! 

Bobby Sanchez


Snotty Nose Rez Kids


Canal Boombap Killaz

Alwa

Autoria da Matéria:

Isa Hansen Katupyryb
Artista visual, cineasta, agente do Hip Hop e da retomada indígena.

Geovanna Sales
Produtora Cultural do Hip Hop, graduanda em Letras e pesquisadora com foco em literatura indígena.

Consultoria de história e movimentos indígenas:
Sassá Tupinambá
Parte da Coordenação da Articulação dos Povos Indígenas de São Paulo (CAPISP), membro da Rede Nacional De Indígenas Em Contexto Urbano E Migrantes (Reniu), coordenador da TV Tamuya e da Rede Ibyrapema Multimídia Indígena, militante do Tribunal Popular: O Estado Brasileiro no Banco dos Réus e articulador da Conferência Nacional Livre e Popular de Indígenas em Contexto Urbano.


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