Traçando críticas ao cenário da indústria musical em que estão inseridos, Amásia estabelece a qualidade do grupo e mostra suas referências, do Rock à MPB, em seu primeiro álbum.
por Gustavo Silva
Amásia é o nome do grupo de Rap formado pelos MCs Bravo, Buzz, Bx e Donks, que atua também como produtor do grupo, todos naturais de Salvador (BA). O nome do grupo faz referência ao evento de mesmo nome (Amásia) que vai ocorrer quando os continentes se encontrarem e formarem um supercontinente pelo seu movimento natural.
Segundo o grupo, a intenção do nome é fazer uma analogia entre os continentes e as pessoas, em uma reflexão de que estamos em constante afastamento mas viemos todos do mesmo lugar e um dia teremos que nos unir novamente. Amásia é a união do que foi separado, o futuro inevitável.
Com uma lista de alguns singles e um EP lançados, o grupo que está em atividade desde 2017 traz agora o lançamento do seu primeiro álbum: “Faça Grana”.
“Esse álbum é um trabalho no qual a gente colocou em prática tudo que aprendemos desde 2017. É como se todo esse tempo tivesse sido um grande laboratório, buscando referência, recurso, ajuda, pra consolidar tudo que a gente aprendeu. É um álbum maduro, que reflete o amadurecimento do grupo na questão profissional e marca também a consolidação da formação do nosso grupo. É a representação do nosso profissionalismo na indústria da música” – Donks
Em “Faça Grana”, o grupo apresenta um trabalho que traz o Trap em destaque nas sonoridades enquanto desenha críticas ao cenário musical, em especial do Rap nacional, apontando questões voltadas à ostentação e o estilo de vida baseado em consumo e riqueza. O título “Faça Grana” é uma sátira a essa realidade, questionando a necessidade de se submeter a essa lógica consumista para alcançar o sucesso.
“A ideia de utilizar o Trap como gênero pra passar as nossas ideias veio por que a gente entende que é um gênero que se disseminou nos últimos anos, que está alcançando muito reconhecimento na música. E a gente se considera muito versátil, não nos prendemos a um gênero, queremos passar a mensagem e vamos utilizar os artifícios necessários pra que nossa mensagem chegue, sem tirar a nossa essência. É uma maneira de a gente aprender, evoluir, criar novas referências e estar nos atualizando sempre. A gente não considera esse lançamento um álbum de Trap, apesar dos timbres e da estética do gênero estarem bem presentes, mas é um álbum dentro das vertentes do Hip-Hop, que traz a atitude do Rap, do Rock, que são nossas principais referências, junto com a MPB também” – Donks
Abraçando tendências atuais com críticas sutis, mas poderosas, “Faça Grana” apresenta um trabalho cheio de bons beats, letras introspectivas e uma história cativante. A produção do álbum ficou por conta de Tiba Beats, produtor e engenheiro de mixagem e masterização, que adicionou sua visão e habilidade para criar um som atual e original.
“Esse álbum traz músicas de diversos momentos do grupo, apesar de construir uma história consolidada em um contexto, com um conceito por trás, esse álbum foi um trabalho que acabou acontecendo, quando a gente viu nós já tínhamos as peças na mão, só faltava montar. Nosso processo de escrita é basicamente o mesmo até hoje, a gente costuma buscar referências, fazer freestyles pra se soltar e puxar o fio da meada, algum refrão, e achando um tema, um conceito, a gente costuma registrar aquilo e montar a estrutura da música, refrão, início, ponte e tudo mais. Aí entra o Tiba com o diferencial” – Donks
Com uma produção que destaca beats versáteis de Trap, o álbum passa por temáticas e elementos comuns do gênero mas de uma forma bem pensada, produzida e interpretada por cada um dos membros do grupo. A produção de Tiba se destaca ao longo do trabalho, com a presença forte de bumbos, caixas e 808s muito bem colocados, trazendo graves impactantes e contagiantes para os beats do álbum, em equilíbrio com o bom uso do autotune pelos MCs.
“A gente sempre seguiu um mesmo processo, mas a música nunca ficava pronta a nível técnico, em questão de mixagem e masterização. Tem um ano que a gente tá trabalhando com o Tiba e ele é o cara que pega nossa ideia e repagina, principalmente a nível de beat, que é a especialidade dele, timbres, muito conhecimento técnico, já passou por algumas bandas que aprimoraram esse lado produtor dele e é um cara instrumentista, com uma percepção auditiva muito boa. Então o Tiba veio pra repaginar a nossa música e trazer uma roupagem nova para o nosso trabalho permitindo que a gente conseguisse transformar músicas que foram criadas em momentos diferentes, para um mesmo contexto no álbum. Para finalizar, a gente contou com uma parceria do Ramiro Mart, que dispensa apresentações, que deu aquela fechada na música, aquele toque final na masterização” – Donks
O álbum também chega com um cuidado visual diferenciado que o grupo trouxe para deixar esse lançamento ainda mais completo, com a direção de imagem e fotografia do Thiago Chuck.
“Da mesma maneira que as músicas foram coletadas em momentos diferentes, o audiovisual seguiu a mesma linha, a gente veio coletando material há um ano, um ano e meio. Desde o nosso lançamento ‘Vai ter Hit’, que inicialmente ia fazer parte do álbum mas depois a gente teve uma visão diferente para esse processo, aconteceu a primeira captura das fotos que estão no visualizer do ‘Faça Grana’, o surgimento dos primeiros conceitos, da sacola de dinheiro, ideias estéticas pro álbum, começaram ali. Desde lá a gente veio capturando novas imagens, bolando novas estratégias e no final contamos com a ajuda do Chuck que conseguiu seguir essa nossa linha de raciocínio com a sua ótica diferenciada, com referências extraordinárias, que nos permitiram trazer o visual para essa nova realidade do disco” – Donks
Vindos de uma região musicalmente tão prolífica, Amásia se coloca como um grupo que merece reconhecimento pelos seus diferenciais como a ótima dinâmica entre os MCs do grupo que carregam a identidade da sua área para a caneta conseguindo trazer respiro para um gênero tão consolidado e altamente difundido como o Trap.
“Faça Grana” é um álbum impactante e importante, que demonstra o talento do Amásia e sua capacidade de fazer música que se conecta com o público e inspira a mudança. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais. Para saber mais sobre o grupo, siga as redes sociais @amasiarap no Instagram, Twitter e YouTube.
Fotografias: Chuck Media