Banda Renato Morelo e as Chaminés lança álbum instrumental Hype 4 Life

por Gustavo Silva

Renato Morelo é um nome que já conquistou, através de diversas bandas e projetos, certo reconhecimento na cena musical da região do Sul de Minas. Agora, o músico de Alfenas (MG) chega com a banda Renato Morelo e as Chaminés, mais um projeto ao lado de Victória Lopes e Thyago Godo.

Morelo que começou sua caminhada como músico tocando na igreja, fez parte de bandas de Punk, Hardcore, até formar a saudosa Cuíca Elétrica que se manteve firme na estrada por sete anos. Em 2018, o trio de Renato Morelo e as Chaminés se reuniu na banda Rua Beale, um projeto voltado a misturar Blues, Funk e Rock.

Em 2020 os três músicos se juntaram nesta nova banda, que lançou, no dia 16 de dezembro, seu primeiro grande trabalho, o álbum instrumental Hype 4 Life. Com sete faixas gravadas e mixadas no Guizz Studio em Paraguaçu (MG), o projeto é totalmente focado no instrumental da guitarra, ressonador e viola caipira de Morelo, no contra baixo de Victória, e na bateria de Thyago.

Apresentado como um projeto de música instrumental não virtuosa, Hype 4 Life tem como alicerce a estrutura simples do Blues e do Rock aliada a batidas funkeadas, riffs e groove, violões de Folk, aplicando muitas técnicas de slide, com um contra baixo sólido e muita psicodelia.

De acordo com Morelo, em Hype 4 Life, a banda buscou trazer um Blues moderno, com riffs de guitarras sujas e bastante groove em formato instrumental, com pitadas de Funk, Surf Music, Psicodelia e Folk.

A gente começou a gravar esse disco há dois anos, então só a parte da finalização da mix que acabou sendo feita no período da pandemia. Foi um processo bem legal, bem leve. Gravamos no Guizz Studio com o Guizinho, que além de ser um ótimo profissional é uma pessoa muito amiga. As sessões foram as mais tranquilas possíveis. Gravamos a cozinha ao vivo e depois focamos em rechear com mais guitarras, usei um violão ressonador em várias faixas e uma viola caipira na última do disco”, comentou Morelo.

A estética visual também é um elemento trabalhado com força em Hype 4 Life. Com a arte de capa feita por Felipe Cesani, a banda satiriza símbolos do meio artístico, como a busca pelo hype, a chuva de notas, a ostentação através de cordões de ouro e Juliet.

Essa arte traz vários significados pra gente. É um protesto, uma homenagem, uma sátira. Reflete sobre questões de mercado musical, de redes sociais, sobre como as tendências são cada vez mais sintetizadas. Mas ao mesmo tempo traz o sonho, a época, o reconhecimento, coisas que estão presentes na vida de qualquer artista, de qualquer projeto”, ressaltou Morelo.

O trio está apenas começando, e no que depender dos músicos, Renato Morelo e as Chaminés, ainda vão fazer muita fumaça pelas estradas.

A gente é um trio formado por mim, minha esposa e um grande amigo de longa data. Temos muita estrada pela frente e vamos tentar nos dedicar ao máximo à música autoral. Estou começando a gravar em casa, então em breve estaremos lançando coisas novas, e com certeza vamos sempre buscar fazer algo diferente nos próximos trampos. Sempre experimentando e tentando soar melhor a cada dia, essa é a ideia”, concluiu Morelo.

O álbum Hype 4 Life de Renato Morelo e as Chaminés está disponível no YouTube e Soundcloud, e em breve nas demais plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Rádio 777

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

[lbg_audio7_html5 settings_id='6']
[lbg_audio7_html5 settings_id='6']